D. Joaquim Mendes: Três desafios para as Escolas Católicas

Bispo auxiliar de Lisboa proferiu conferência sobre o «Discipulado de Emaús» e deixou três desafios às escolas católicas.

Ao Educris, e à margem das Jornadas Locais das Escolas Católicas, que reuniram no Estoril 19 instituições de ensino e mais de uma centena de participantes, D. Joaquim Mendes exortou as Escolas Católicas a "Acolher, caminhar e levar à experiência":

"O primeiro desafio das instituições é aoclher acolher os jovens com as suas frustrações, dificuldades e duvidas, com os seus sonhos e esperanças", apontou.

Para o Bispo auxiliar de Lisboa é fundamental que as Escolas se predisponham para "caminhar com os jovens à maneira de Jesus ajudando-os a reler os acontecimentos da vida à luz das escrituras para que caia tudo aquilo que não tem consistência".

Como terceiro desafio às 174 instituições de ensino católico em Portugal o prelado apontou a necessidade de "ajudar a conduzir os jovens à experiencia de Jesus eucaristia onde Ele se revela a si mesmo:

"A comunidade é um lugar importante para este caminho. A verdadeira comunidade educativa é aquela que é educativo-pastoral", afirmou.

Para D. Joaquim Mendes os jovens de hoje "valorizam o clima de família" porque muitos "experimentam uma orfandade de quem tem ainda os pais vivos:

"Existem hoje mais jovens órfãos de pais vivos do que defuntos. Existe um sentido de orfandade muito grande. A escola é desafiada a ser este espaço de família onde se educa evangelizando e onde se evangeliza educando a partir dos valores do evangelho iluminada pelo modo de ser estar com Jesus: No amor fraterno".

No final o prelado convidou as comunidades edcuativas a criarem "um ambiente de família", premiado "pelo amor de Jesus" de modo a que as novas gerações sintam a escola e a Igreja como "uma família de famílias".

A próxima Jornada Local das EScolas Católicas vai decorrer no Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, Arquidiocese de Braga.

 

Educris|26.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades