Lisboa: Abertas Inscrições para Jornadas das Escolas Católicas

Colégio de Nossa Senhora da Boa Nova, no Patriarcado de Lisboa, acolhe nova etapa das Jornadas Locais das Escolas Católicas a 24 de fevereiro.

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento das Escolas Católicas (DEC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) acontece após a realização das I Jornadas Interdiocesanas das Escolas Católicas que decorreram nas dioceses de Setúbal, Porto, Viseu e Leiria-Fátima cujo balanço é muito positivo:

"Na primeira iniciativa do género, no ano passado, estivemos em quatro dioceses onde reunimos mais de 600 professores de mais de 100 escolas católicas de todo o país", recorda Elisa Urbano coordenadora nacional do DEC.

Para esta responsável a edição 2018 das Jornadas Locais das Escolas Católicas "acontece naturalmente tendo em conta as avaliações que recebemos da parte dos participantes".

O tema escolhido, «Semeadores da Esperança» reflete sobre a recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal para o setor da Educação Cristã:

"É missão da escola católica que todos os momentos de formação, convívio e partilha, sejam para os nossos educandos verdadeiras experiências de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Só este encontro pessoal transforma o olhar sobre os outros, sobre o mundo, sobre a vida. Então, estaremos a educar verdadeiros cristãos, construtores de uma sociedade cada vez mais divina porque mais humana", sustenta Elisa Urbano.

Em destaque vai ainda estar o recente documento da Congregação para a Educação Católica, «Educar ao Humanismo Solidário - para construir uma civilização do amor».

Esta edição, de 24 de fevereiro de 2018, destina-se às Escolas Católicas das dioceses do Algarve, Beja, Setúbal e ao Patriarcado de lisboa e Arquidiocese de Beja.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa vai proferir uma pequena palestra sobre o tema em análise, às 10h15. Pelas 11h00 a atividade «Youtuba a tua Escola» apresenta pequenos vídeos, de 3 minutos, realizados pelos alunos nas suas escolas. Da parte da tarde alunos e professores trabalham em grupos acerca das «ousadias», proposta da formação.

Inscrições:

AQUI

Educris|03.02.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades