Colégio organiza «retiro criativo» com criação de música litúrgica

Iniciativa decorre de 22 a 29 de julho no Colégio das Caldinhas, propriedade da Companhia de Jesus (Jesuítas), em Santo Tirso, e pretende "rezar, criar música litúrgica e disponibilizar gratuitamente as composições musicais".

«LABoratório», assim se chama a iniciativa que vai reunir participantes entre os 16 e 35 anos. No retiro haverá momentos para "rezar e aprender música, compreender o sentido da liturgia, criar nova música e gravar", revela uma nota enviada à Agência Ecclesia.

A iniciativa surge da reflexão de alguns jesuítas que consideram existir a "necessidade de contribuir para a renovação do que se canta e toca nas missas em Portugal", subinha o comunicado.

No que diz respeito à formação, a atividade destina-se a proporcionar um tempo de oração privilegiado, a oferecer uma introdução à Liturgia (ao sentido, ao rito, ao lugar respetivo da música), bem como a disponibilizar um tempo de formação.

Do ponto de vista da produção, pretende-se produzir músicas, gravar essas mesmas composições, e disponibilizá-las gratuitamente (partituras e gravações) num blogue.

O retiro é uma proposta da Pastoral Juvenil da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

 

Educris|20.07.2017

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades