Plano anual com destaque para encontros e formação

O Departamento das Escolas Católicas (DEC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) apresentou plano anual de atividades para o ano letivo 2017/18 com destaque para os encontros interdiocesanos e para a formação dos docentes.

A 16 de setembro tem lugar o primeiro encontro interdiocesano no qual vão participar colégios católicos das dioceses de Coimbra, Fátima e Portalegre-Castelo Branco. A iniciativa realiza-se em Fátima e vai contar com a presença e participação de D. Antonino Dias, bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Já em 2018 as cidades de Lisboa, Aveiro e Braga, recebem A II edição do Encontro de partilha de "Ousadias" com a participação de colégios de todo o país. Novidade para esta ano é a realização, em paralelo, das "Ousadias junior" que pretendem reunir alunos do secundário destas instituições de ensino para refletirem sobre uma temática da escola que frequentam. Em 2018 o tema proposto vai refletir sobre a inovação num lugar de oração na escola sob o tema «Como podemos inovar num local de oração do nosso colégio?».

A 25 de novembro de 2017 a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) promove a Jornada Nacional da Escola Católica, em Lisboa e com programa ainda a anunciar. O DEC associa-se a esta iniciativa que visa reunir instituições de ensino católico de todo o país.

«Cultivadores do diálogo» é o tema da formação para professores que acontece em Fátima no dia 20 de janeiro de 2018. A iniciativa é dirigida a professores das escolas católiacs e procurar formar os docentes no "diálogo com os alunos, das famílias, em sala de aula e na sociedade", explica Elisa Urbano coordenadora do DEC.

De 11 a 15 de setembro, e também em Fátima, a especialista em interioridade Elena Andres vai estar em Fátima na formação para formdadores subordinada ao tema «A interioridade como paradigma educativo».

 

Educris|17.07.2017

 







Newsletter Educris

Receba as nossas novidades