Porto: Mais de uma centena de professores na formação sobre a «interioridade»

Mais de 120 professores de 37 escolas católicas já se inscreveram na formação «A interioridade como paradigma educativo».

A iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e do Departamento de Escolas Católicas do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) decorre no próximo sábado, dia 29 de abril na casa Diocesana do Vilar, no Porto.

Elisa Urbano, coordenadora do departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) afirma que esta formação enquadra-se "na missão da Escola católica que deve ter como objetivo primeiro, o educar crianças e jovens para a verdadeira liberdade".

Para esta responsável a "complexidade do mundo de hoje, cheio de solicitações, pede a urgência de reaprender a encontrar a nossa vida interior". Elisa Urbanos sustenta que "apenas no silêncio, na escuta, o verdadeiro encontro acontece com nós próprios, com a natureza, com os outros e com Deus".

A iniciativa conta com a presença de Elena Andrés, especialista em Educação para a Interioridade e coordenadora do projeto DEBIR da diocese de Vitoria-Gasteiz que vai apresentar aos participantes "os fundamentos teóricos que estão na base desta proposta de paradigma" e que se constituem como "fundamento para a unidade da pessoa como pessoa com e para os outros".

Do programa fazem ainda parte, na tarde desse dia, uma série de ateliers que vão ser orientados "por docentes que já utilizam este ensinamentos na sua pedagogia diária com alunos" procurando funcionar como "espaços de formação para outros colegas das Escolas Católicas poderem experimentar estas ferramentas nos diferentes ciclos de aprendizagem".

As inscrições são limitadas e devem realizar-se até ao dia 28 de abril. Ainda existem 30 lugares para os ateliers de formação da tarde.

Os participantes receberão um certificado de presença referente a 7 horas de formação.

 

A ficha de inscrição encontra-se online AQUI

 

PROGRAMA

9h30m – Oração

9h40m – Conferência de Elena Andrés

11h – Intervalo

11h20m – Apresentação de projetos já implementados em diferentes colégios

12h – Diálogo aberto com a formadora

12h30m – Almoço

14h às 17.30h – 5 Ateliês orientados pela formadora, por professores do Colégio de Nossa Senhora do Rosário e por professores do Colégio dos Carvalhos



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades