Guarda: A «Sagrada Escritura» tem lugar central na EMRC

Juan Ambrosio lembra importância do texto Bíblico na lecionação da disciplina 

«O Lugar da Sagrada escritura na Didática de EMRC» foi o tema da formação destinada a docentes de EMRC e que reuniu, durante três fins de semana, cerca de duas dezenas de professores no seminário da Guarda.

Ao Educris o professor Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), explicou a importância da temática e o trabalho realizado em três sessões:

“O texto bíblico é essencial no âmbito do programa da disciplina. Todas as temáticas são abordadas tendo em conta, pelo menos, um texto bíblico e isso advém do próprio método da disciplina”. Na primeira sessão refletimos sobre a importância do texto bíblico na metodologia da EMRC e na segunda sessão será o olhar para os métodos de análise bíblica aplicados pelos exegetas”.

Na terceira e última sessão os professores apresentaram “uma unidade letiva, de um ano à escolha, com materiais de análise bíblica a partir do apreendido nas sessões anteriores”.

“Hoje é essencial trabalhar bem o texto bíblico em sala de aula. O desafio para os docentes é o de saber ajudar os alunos perceber o contexto do que estão a ler e a transpô-lo para a atualidade para que continue hoje fazer sentido”, explicou o professor da UCP.

Presente na sessão formativa o bispo da Guarda, D. Manuel Felício sustentou que é fundamental “uma aposta na formação destes agentes quer do ponto de vista pedagógico e científico quer na garantia da representação da instituição que na escola representam com a sua história e os seus valores”.

“Hoje é essencial este tipo de formações que permitem que os professores possam avaliar o seu trabalho, compará-lo com o dos colegas e juntos possam melhorar as diversas propostas que vão apresentando aos alunos. Sem avaliação não podemos progredir”, apontou.

Num olhar sobre o lugar da disciplina na diocese o prelado afirmou estar “contente com o bom trabalho que o professor tem desenvolvido” sustentando que “pelo caracter próprio da disciplina” os docentes tem sido “capazes de apresentar propostas criadoras de sentido e que cativam os alunos”.

A formação «O Lugar da Sagrada escritura na Didática de EMRC» foi promovida pelo Departamento do Ensino Religioso Escolar (SDER) da Guarda.

Educris|15.05.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades