Porto: «Liga-te, estás convocado», o desafio da «Ecologia Integral»

VII encontro de alunos de EMRC da diocese do Porto realiza-se a 17 de maio, no Parque Oriental do Porto.

«Liga-te, estás convocado» é o tema da iniciativa que vai desafiar milhares de alunos a serem “protagonistas da mudança no mundo”.

“Lançámos um desafio aos alunos de serem capazes de olhar para o mundo à sua volta, natureza e pessoas, e fazerem desse mundo um lugar melhor. Convocado a transformar o mundo onde ser Humano e natureza convivem e lidam em equilibro”, revelou ao EDUCRIS o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), professor António Madureira.

Durante o encontro a organização vai promover “gestos concretos desta ecologia integral através da plasticidade da música e da dança”.

O SDEIE quer estar com o “Papa Francisco” e ajudar “os mais novos a que hoje, no agora, possam mudar o mundo em que vivemos. Dai termos uma mensagem em que cada um é protagonista da mudança”, afirma o responsável.

António Madureira espera “cerca de 15 mil participantes” na iniciativa, mas sustentou que “isso não é o mais importante”.

“Os números refletem a implementação da EMRC numa diocese populosa. Para nós sendo os números um indicador não são o mais importante neste encontro. O centro da nossa ação vai estar no “aluno e que consigamos ajudá-los a ter um dia em que sintam que a EMRC olhou para mim enquanto aluno”.

As escolas prepararam a música do movimento «Sing for Climate» que vão executar no XVIII Encontro numa chamada coletiva de atenção “para as questões da ética ambiental, a que nós chamamos ecologia integral”.

Educris|14.05.2019

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades