Viana do Castelo: D. Anacleto Oliveira agradece a “ousadia” dos mais novos

Bispo diocesano esteve presente no XXIII Fórum/Festa que decorreu na passada sexta-feira, dia 18 de maio, em Paredes de Coura

«Sou Grato!» serviu de mote para mais uma edição do encontro diocesano da EMRC de Viana do Castelo. A iniciativa, dirigida a alunos do sétimos ao décimo segundo anos “pretendeu celebrar os 40 anos da diocese do Alto Minho e o dom da vida de cada um”, afirmou ao Educris Lígia Pereira, diretor do Secretariado diocesano da disciplina.

“O Encontro superou todas as expectativas. Foi um momento único de alegria, convívio, partilha de experiências e encontros de todas as escolas da diocese”.

Este ano, e nos 40 anos da diocese de Viana do Castelo, a EMRC apresentou na praia fluvial de taboão uma exposição sobre a diocese:

“Quisemos marcar este aniversário e dar a conhecer aos nossos alunos a história da diocese de Viana do Castelo. Todos puderam apreciar os dados e a informação sobre todos os Arciprestados desta igreja diocesana bem como a história dos bispos que marcaram a sua história”.

Os milhares de alunos presentes puderam participar em inúmeras atividades, desde insufláveis, kartings, jogos e música, muita música e a possibilidade de partilharem em palco a representação da sua escola.

D. Anacleto Oliveira agradeceu “ousadia” aos mais novos

Presente no encontro o bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, dirigiu breves palavras aos ilhares de alunos presentes e agradeceu-lhes a presença e a ousadia:

“Muito Obrigado! Obrigado aos alunos de EMRC pela ousadia, a coragem de num mundo repleto por tantos apelos, não terem medo de se afirmarem cristãos e jovens de fé. Obrigado aos professores pelo excelente trabalho que têm desenvolvido nas escolas e por conseguirem manter o grande número de alunos inscritos na disciplina. Obrigado a todos os professores das outras áreas disciplinares por estarem presentes e fazerem questão de acompanhar estes jovens a este encontro. Sem a ajuda e presença deles não seria possível”, afirmou.

Ser professor: Uma profissão nem sempre tratada com dignidade

Maria José Moreira, vereadora da Cultura da Câmara de Paredes de Coura, dirigiu-se aos docentes para lhes agradecer “o trabalho desenvolvido nas escolas”:

“Quero começar por vos agradecer, a vós professores pelo trabalho excecional que diariamente realizais. Nem sempre sabemos tratar com a dignidade que merece a vossa profissão docente”.

Educris|21.05.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades