Formação: Fernando Moita destaca «grande empenho e participação» dos docentes

6ª edição das Formações (inter) diocesanas de EMRC permitiu ultrapassar as oito centenas de professores que já participaram na iniciativa conjunta dos secretariados diocesanos e do SNEC.

880 professores é o ‘saldo’, até ao momento, dos participantes nas seis edições das Formação (inter) diocesanas que desde o início de janeiro percorreram todo o continente.

Sob o tema «Fidelidade à Pessoa. Alegria na Missão» a iniciativa tem permitido “congregar os professores à volta da lecionação e pedagogia próprias no 1º ciclo e no ensino secundário como extremos do sistema educativo”, afirmou ao Educris o coordenador nacional da disciplina, professor Fernando Moita:

“Este ano quisemos chegar mais perto dos nossos professores e, por isso, em vez da já tradicional formação em Fátima, optámos por este registo de edições inter-diocesanas com uma manhã mais de aprofundamento teórico, sempre com duas conferências, e uma tarde com partilha de boas práticas entre docentes”.

O responsável considerou “fundamental fazer agora a reflexão sobre estes dois ciclos” uma vez que “o crescimento da disciplina no 1º ciclo mostrou algumas lacunas na formação de base dos docentes, nomeadamente no que respeita aos conhecimentos acerca desenvolvimento psicológico e moral, nesta faixa etária”.

 “Os oradores que fomos convidando deram-nos boas pistas de análise e reflexão sobre o perfil de aprendizagem dos alunos no 1º ciclo”.

Outra das preocupações da disciplina passa por “continuar a fazer significativa e significante na vida dos adolescentes em momento de ensino secundário”. Por isso, aos cerca de duzentos professores das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança-Miranda, Fernando Moita lembrou a obrigação de “como professores de EMRC conhecermos os nossos adolescentes e de sermos profissionais alegres no desenvolvimento do nosso trabalho”.

“Queremos no secundário uma presença ainda mais significativa nas aprendizagens dos nossos alunos e capaz de se relacionar com as várias áreas do saber”.

A 7ª edição das Formações (inter)diocesanas de EMRC vai decorrer a 10 de março no Funchal, num momento partilhado com o Departamento da Escola Católica do SNEC e o Departamento de Catequese.

Educris|05.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades