Educação: Alunos de Bragança distribuem alimentos em Roma

Quarenta alunos do nordeste transmontano estiveram em visita de estudo à cidade de Roma e tiveram experiênca solidária.

A Escola Emídio Garcia de Bragança esteve, de 11 a 15 de fevereiro em visita de estudo à cidade eterna com a particiopação de cerca de 40 alunos inscritos na disciplina de EMRC no 11º ano de escolaridade.

A iniciativa, que via já na sua 3ª edição, permitiu aprofundar o conhecimento de algumas das Unidades Letivas abordadas no contexto do programa da disciplina para o ensino secundário:

"Esta visita de estudo visa um aprofundamento histórico, cultural, social e humano dentro dos vários temas que vamos abordando com os alunos no ensino secundário com particular destaque para as «questões do sentido da vida», «a ética e a economia» ou a «Política, Ètica e Religião», «a Religião como modo de olhar a vida» ou a «Questão da Arte Cristã»", afirmou ao Educris o professor Alberto Pais da organização.

Os dias foram utilizados para "conhecer diversos monumentos como a Basílica e Praça de S.Pedro, os Museus do Vaticano, Coliseu, Fórum Romano, Circo Máximo, Galleria Borghese (onde estão das obras mais conceituadas de Bernini), Praça de Espanha, Fontana di Trevi, Panteão, Praça Navona, Monte Capitolino, Igreja de São Pedro in Vincoli, Igreja de Santa Maria della Vittória, Igreja de S.Luís dos Franceses, Igreja de Santo António dos Portugueses ou o Altare della Pátria" de modo a fzaer uma síntese "dos vários temas que vamos abordando em aula.

Na quarta-feira de manhã, quarta-feira de cinzas e início da Quaresma para os crentes, coincidiu com a participação dos alunos "na Audiência Geral do Papa Francisco".

Para além das visitas histórico-culturais em vários pontos da cidade e o contacto com o Papa através da escuta e presença a audiência geral os alunos distribuiram alimentos pelo sem abrigos de Roma:

"A ação social foi outro dos pontos de toque desta visita. Em conjunto com a Comunidade de Santo Egídio os alunos participaram na distribuição noturna de alimentos aos sem-abrigo de Termini, em Roma naquilo que foi mais uma ocasião para estar em contacto mais próximo daqueles que mais precisam".

Para Alberto Pais, "esta é das iniciativas mais interessantes da visita pois vai de encontro a um dos principais objetivos da disciplina: o crescimento humano dos alunos". Segundo o docente, "o contacto com os mais necessitados é a melhor forma de visitar Roma e, em especial, o Papa Francisco".

Educris|20.02.2018

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades