Formação: Mais de 500 docentes já participaram em iniciativas formativas

Lisboa acolheu a quarta sessão formativa onde se ultrapassou a marca dos 500 docentes de EMRC em formações (inter) diocesanas.
580 professores que lecionam a EMRC em 10 dioceses do continente já participaram na ação de formação «Fidelidade à Pessoas, alegria na Missão - Um olhar sobre o 1º ciclo do EB e sobre o Ensino Secundário». A meio da iniciativa [ndr: vão realizar-se mais quatro iniciativas similares] Fernando Moita, coordenador da disciplina no SNEC congatulou-se "pelo modo como os professores tem aderido à iniciativa" e deu conta "das avaliações que tem surgido muito positivamente pelo modo como estas formações permitem um encontro e a troca de experiências significativas na lecionam nestes dois níveis de ensino".
Da edição de Lisboa, que decorreu em Alfragide no passado sábado, destaque para a intervenção do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que pediu aos professores para «ajudem a Igreja a refletir sobre o que se passa no Mundo», e para a intervenção de D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa e membro da CEECDF que destacou «a importância do trabalho e missão» destes docentes.
Refletindo sobre a ação pedagógica no 1º ciclo e no Ensino Secundário, os professores escutaram o sociólogo Eduardo Duque, da UCP de Braga, pedir que as aulas seja «momento de reconciliação».
Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, também da UCP, apresentou o tema «Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância» e afirmou que «A Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) não é um apêndice do sistema educativo. Os professores de EMRC ensinam ‘apenas’ a matéria que vai dar sentido à vida das novas gerações, de uma maneira integral».
 
Todas as fotografias do evento AQUI
Educris|19.02.2018
 
 



Recursos:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades