Formação: O professor de EMRC é um «hermeneuta da experiência»

Especialista destacou a importância da educação do espiritual e religioso na infância no sistema educativo.

“A Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) não é um apêndice do sistema educativo. Os professores de EMRC ensinam ‘apenas’ a matéria que vai dar sentido à vida das novas gerações, de uma maneira integral”, afirmou esta manhã Luís Miguel Rodrigues, da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O professor da UCP explicou aos docentes os vários estádios do desenvolvimento humano e deixou o alerta aos vários atores do processo escolar em Portugal:

“Não ajudar a pessoa a desenvolver a sua dimensão espiritual é mutilá-la de uma dimensão fundamental da sua existência”.

Apontando as “variações da experiencia humana na sua relação com o espiritual na pós modernidade” Luís Miguel Rodrigues  apontou os docentes como “hermeneutas da experiência”:

“A dimensão espiritual é fundamento do ser humano. Logo os nossos alunos, mesmo os mais pequenos, sentem e experimentam esta dimensão na sua existência.  Aos professores de EMRC, como portadores de um tesouro, é pedido que sejam hermeneutas da experiência religiosa acompanhando a leitura do que eles estão a viver”.

No 1º ciclo “a hermenêutica deve passar pelo exemplo de vida e pelas narrativas” porque o desenvolvimento “se encontra num estádio mítico-literal”:

“A criança interpreta a sua relação com Deus do mesmo modo como perceciona a sua relação com os demais. Deste modo a história ou as estórias devem aparecer com a certeza de que as vai acompanhar com carinho ao longo da vida”.

Para o docente da UCP “nunca se deve enganar a criança com a tentação de ensinar uma historia que não é significativa para o futuro da sua vida invalidando, à posteriori, a sua experiencia espiritual”.

“Educar é ajudar a pessoa a crescer nas 5 dimensões. Para Wallon «A vida psíquica é resultante do encontro da vida orgânica com o meio social». Deste modo a afetividade é fundamento do ensino nessa etapa da existência”.

Luís Miguel Rodrigues explicou, ainda, a importância da educação para o simbólico na educação religiosa:

“É pelo simbólico que se educa para a dimensão espiritual. Pela narrativa apresenta-se uma serie de significados que estão para lá do visível: O mesmo significado com diversos significantes. Assim propor diversas narrativas nas quais a pessoa vai intuindo, em liberdade e com ritmos diferentes, que é Deus o significado das narrativas que vamos apresentando".

Educris|17.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades