Guarda: Professores desafiados a «trilhar a estrada da confiança»

Encontro dos docentes de EMRC que lecionam na diocese da Guarda lançou plano de atividades do Departamento diocesano da disciplina e deixou desafios para o novo ano escolar.

Sob o tema "EMRC: na alegria e na partilha somos felizes" os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) estiveram reunidos em formação, no passado dia 14 de outubro, no seminário da Guarda.

Aos docentes D. Manuel Felício, bispo da diocese, deixou o desafio de "viverem a sua entrega à disciplina como uma verdadeira missão e que apesar das dificuldades, fossem capazes de serem a luz que ajudasse a despertar nos adolescentes e nos jovens, o desejo de serem pessoas cada vez mais completas, integrando no seu crescimento, como pessoas, um correto discernimento vocacional":

"A nossa missão passa, também, por seremos mediadores do encontro entre as pessoas e o mundo!".

Para o prelado o próximo "Sínodo sobre os Jovens, Fé e Discernimento" pode ser uma oportunidade para os docentes se reencontrarem como "fonte de novidade que pode insuflar novos horizontes" aos mais novos e ajudar "as novas gerações a crescerem como pessoa".

No final da eucaristia o bispo da Guarda entregou a cada docente um símbolo alusivo a este dia juntamente com o convite para oferecer a cada aluno as chaves para uma vida plena.

Teresa Grancho, da diocese de Aveiro, apresentou um conjunto de dinâmicas partindo de Tolentino Mendonça sob o tema «Trilhar a estrada da Confiança».

Durante a tarde o departamento do ensino religioso escolar da diocese apresentou o plano de ação para o presente ano letivo. Do programa destaque para "uma campanha solidária que envolverá os professores de EMRC e os seus alunos em prol da Obra Fazenda da Esperança, que existe na diocese".  Tendo em conta a aproximação do Sínodo dos Bispos para a Juventude os docentes dialogaram "com um dos elementos da equipa da pastoral da juventude diocesana" de modo a percecionarem as diversas iniciativas do setor até 2018.

O XXI Encontro Diocesano Interescolas vai realizar-se no dia 22 de março de 2018, na cidade da Guarda e o I Encontro Diocesano de alunos do 9.ºano, acontece em fevereiro.

Vai, ainda, realizar-se uma ação de formação sob o tema: «A Interatividade e a Inovação no Ensino do Cristianismo».

Educris|20.10.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades