Porto: «Por amor de Deus, Mexe-te» anima ano letivo

Plano anual do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) foi apresentado no passado sábado e é um convite à "ecologia e ao amor".

A casa diocesana do Vilar acolheu mais de 200 professores de Educação Moral e Religiosa Católica na apresentação do programa anual «Por amor de Deus, Mexe-te».

Na sessão de abertura D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, desafiou os professores de EMRC a "valorizar esta disciplina na escola" e recordou que "esta é uma Missão da Igreja, na Igreja e com a Igreja".

Para o prelado "figura, o papel e a missão do professor de EMRC deve ajudar os alunos a sistematizar e organizar o seu conhecimento numa mundividência cristã".

O tema do ano do secretariado diocesano é um convite aos docentes a que "desenvolvam uma atividade, na sua comunidade educativa, que promova a Ecologia Integral", afirmou António Madureira, diretor do SDEIE.

António Madureira desafiou os professores a “sair do sofá” e a deixar "uma marca nos alunos que escolheram esta disciplina em detrimento do intervalo". Este responsável diocesano pela EMRC "pediu a todos uma intervenção qualificada, arrojada e profissional" em "contexto escolar".

A sessão formativa contou, ainda, com a intervenção do padre Amaro Lopes, da Universidade Católica, que trouxe à reflexão dos docentes "os desafios pedagógicos da Carta Encíclica Laudato Si'"do Papa Francisco.

Da parte da tarde foram apresentados dois projetos pedagógicos, como propostas " de ação da disciplina em contexto escolar":

«Amar-te e Respeitar-te» pretende " capacitar e dotar os jovens do 3º ciclo e Ensino Secundário com ferramentas para a prevenção da violência no namoro" e contou com a participação do cantor Jimmy P.

«O Planeta Limpo de Filipe Pinto» pretende desenvolver nos alunos do 1º e 2º ciclos uma "cultura de cuidado da nossa Casa Comum, através da sensibilização dos alunos para os atuais desafios ecológicos".

 
Educris com Ricardo Cunha
29.09.2017
Imagem: SDEIE

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades