JMJ Lisboa 2023 desafia escolas a «Limpar Portugal»

Iniciativa quer promover a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 “de uma forma Sustentável” entre os “Jovens de Portugal”

O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude desafia as escolas portuguesas a uma “atividade de sensibilização para as boas práticas ambientais”.

“Desafiamos as Escolas e Colégios a uma atividade, que passa pela recolha de resíduos na sua área de intervenção, e pelo seu tratamento, dentro do que for possível, propondo aos alunos a criação de obras de arte alusivas à JMJ Lisboa 2023, com a coordenação e supervisão dos professores de Unidades Curriculares que se enquadrem com o projeto”, explica Sebastião Ribeiro da JMJ Lisboa 2023.

Numa iniciativa “para todas as idades”, o projeto «Limpar Portugal» quer dar a “conhecer a JMJ Lisboa 2023” como “um evento para todos”, e “trazer à jornada os mais novos que, pela idade, possam estar mais distantes deste grande acontecimento”.

“Um dos pilares da JMJ é a questão da sustentabilidade. Queremos trazer à JMJ todas as comunidades educativas e envolver aqueles que, à partida, estão mais sensibilizados para a questão da ecologia e da casa comum”, completa.

Para Francisca Carolino, da organização portuguesa, a “ideia por levar às escolas este projeto «Limpar Portugal» e perceber quais os sítios que mais necessitam e intervenção”.

“Após a recolha e a seleção de resíduos desafiamos a realizarem uma arte manual criativa alusiva à JMJ Lisboa 2023. NO processo enviem-nos as fotografias e o que foi feito para podermos divulgar”, explicita.

O COL espera que cada atividade tenha um ‘feedback’ à JMJ Lisboa 2023, “para que possamos transmitir o exemplo e motivar outras Escolas e Colégios”, completam.

Associando-se à iniciativa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã, através do Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), dá conta de “um trabalho na continuidade da presença da disciplina nas comunidades educativas de todo o país, e das aulas que fomos elaborando para dar a conhecer a Jornada Mundial da Juventude”.

O «Limpar Portugal» está em concordância com a linha de pensamento da encíclica Laudato Si’ e enquadra-se na pedagogia do serviço pelo voluntariado, presente nas propostas de operacionalização de num conjunto de aulas dedicadas a este tema.

Esta é “mais uma oportunidade para aproximar e envolver os alunos em dinâmicas de intervenção cívica positivas, através da disciplina de EMRC. Além de reforçar a promoção deste grande evento da Igreja para os jovens, esta iniciativa quer provocar nos alunos uma atitude de desinstalação, de ir ao encontro do outro, de serem atentos às necessidades do Mundo, através de uma atuação concreta - a recolha de resíduos - e a sua transformação numa realidade nova”, apontam os responsáveis da disciplina.

Em anexo encontra toda a proposta do COL.

Educris|01.03.2023


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades