«Precisamos da coragem dos professores nesta hora», D. Vitorino Soares

Bispo Auxiliar do Porto afirmou necessidade ser “geradores de vida” à maneira de São José

D. Vitorino Soares disse hoje, aos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que na pandemia a escola precisa de ser “lugar de criação de vida”.

“Vivemos tempos desafiantes com a pandemia e o distanciamento físico que experimentamos. É um tempo que desafia a escola, e os seus interlocutores, a serem criadores de vida”, apontou.

Partindo da carta apostólica Patris Corde, do Papa Francisco, para o Ano de São José, o bispo auxiliar do Porto pediu aos docentes para “acompanharem os alunos como São José”.

“O papa pede-nos que valorizemos uma consciência criativa capaz de ser ação para cuidar dos outros. Desejo que saibais transportar os vossos alunos por bons caminhos à semelhança daqueles amigos que no Evangelho levaram o paralítico a Jesus”.

Na sua intervenção, perante duas centenas e meia de docentes de EMRC, o prelado agradeceu “o trabalho desenvolvido nas escolas” e considerou ser necessária “coragem” que se deve converter em criatividade no acompanhamento.

“Peço para vós a coragem. Que esta força de irdes juntos dos vossos alunos e os acompanhardes seja sustentada pela valorização das oportunidades que surgem neste contexto pandémico”, concluiu.

JMJ: Uma Oportunidade para renovar Comunidades

Presente na formação o padre André Machado, diretor adjunto do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude apresentou aos participantes o tema «A JMJ como estratégia de transformação do mundo».

O responsável deu a conhecer as “várias iniciativas que já decorrem em toda a Diocese do Porto” e considerou que os docentes de EMRC vão ter “um papel relevante na organização e na renovação das comunidades cristãs”.

“Os professores de EMRC tem sempre um papel ativo não apenas nas escolas, mas também nas comunidades paroquiais. Esta JMJ de 2023, sobretudo no tempo dito de ‘pré-jornada’, pode ser oportunidade para o renovar da própria Dioceses nas suas várias pastorais e ações”, considerou.

A formação de docentes de EMRC da Diocese do Porto contou com duas centenas e meia de docentes que analisaram a importância do «Acolhimento» nas comunidades educativas e as «apps para o texto biblico».

Educris|27.02.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades