Catequese com o Bispo Nuno: «Deus ressuscita», a alegria cristã (C/vídeo)

Quinta sessão de catequese analisou a “alegria” do cristão em período pascal

O Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, regressou ao canal Youtube da Arquidiocese de Braga, na passada sexta-feira para mais um programa «Catequese com D. Nuno».

O prelado explicou aos mais novos que “estamos a viver a pascoa de uma forma muito diferente do que estávamos habituados”, mas temos que “pedir o dom da alegria e de fazermos festa”.

“Pedir a alegria única que só jesus nos pode dar. É uma alegria que se pode encontrar onde menos se espera. Até na dor e dificuldades ou sofrimento”, explicou.

Para o prelado, e citando João de Melo com o seu «Gente feliz com lágrimas», porque “esta é a maneira de amar de Jesus”.

“Por isso colocamos flores na cruz pascal e cantamos a aleluia. Partilhamos, com todos, saudações de pascoa feliz de paz”.

D. Nuno Almeida afirmou que a alegria cristã “é a capacidade de viver com sentido e com capacidade de amar e perdoar. O amor exige a capacidade de perdoar”, é “um bem de primeira necessidade”.

Ao longo da catequese o bispo auxiliar de Braga cantou o hino da primeira Jornada Mundial da Juventude, que se realizou em Roma no ano de 1986.

Aos mais novos pediu o compromisso de convidar a jesus a ficar connosco, a entrar na nossa casa e ser nosso companheiro e contemporâneo

“A condição para sentir a presença de Jesus no meio de nos é pormos em prática, viver o seu amor e fazermos circular o amor de Jesus”.

 

«Catequese com o Bispo Nuno» com novo horário e formato

No final do programa D. Nuno Almeida anunciou o novo horário da «Catequese com o bispo Nuno» que passa para o sábado, às 16h00.

O novo formato vai dirigir-se “a toda a família” com o lema «É bom, é bom é. Diz o avô e diz o bebé”, afirmou, recordando uma antiga publicidade emblemática da televisão portuguesa.

No final D. Nuno Almeida convidou os mais novos a rezar uma oração composta pelo Cónego João Aguiar Campos.

FICA CONNOSCO

Pedi: «Fica, connosco, Senhor».
No silêncio, de olhos no sacrário, ouvi: «Estou aqui, filho!… Lembra-te que eu prometi estar convosco até ao fim dos tempos. E estou!…
Estou na Eucaristia, de uma forma real; estou na Palavra que que vos deixei; estou nos sacramentos; estou na Igreja; estou em cada um de vós… Em todos vós.
Aliás, quando vos olhais com olhos de amor podeis ver-Me. Sim, filho, também estou no marginalizado e até no vizinho do teu prédio, com quem te indispuseste na reunião de condomínio.
Filho, eu quero estar!…
Preciso, contudo, que me abras a porta ou a tenhas apenas encostada: é que eu não arrombo,. Eu bato ou empurro. E, se não estiveres fechado a sete chaves, pelo egoísmo ou pela indiferença, entro, ceio e fico!…
Ouvi-te pedir: «Fica connosco, Senhor».
Ouve, o que te peço: Filho, eu quero. Deixa-me ficar contigo!



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades