Lisboa: «3 Dicas» para a catequese (C/vídeo)

Novo programa do Jornal Voz da Verdade deu a conhecer realidade da catequese em tempo de pandemia

Chama-se ‘3 Dicas’ e promete animar as tardes de quarta-feira, sempre às 15h00, de todos os que estejam ligados no Facebook ou no Youtube do Patriarcado de Lisboa ou do Jornal Voz da Verdade.

“A ideia surgiu da atual situação em que estamos” e de nos apercebermos “das muitas coisas que pararam na diocese e nas paroquias”, disse ao EDUCRIS o padre Nuno Rosário Fernandes, diretor de Comunicação do Patriarcado de Lisboa.

“A vida do jornal desenvolve-se à volta dos acontecimentos da igreja e estamos muito parados” o que levou “à procura das realidades eclesiais” recorrendo ao virtual.

Com cerca de 1500 visualizadores em direto, nas diversas plataformas, o primeiro ‘3 Dicas’ surpreendeu o próprio responsável.

“Surpreendeu-me porque estas coisas na internet nunca são muito certas sobre quem está do outro lado”, sorri o padre Nuno Rosário Fernandes.

O novo formato “vai ajudar a redação do próprio jornal como meio de informação” e quer ser “mais valia e acréscimo de qualidade à realidade eclesial do que se vai fazendo neste tempo”, aponta.

Novidades para a Catequese: Televisão e Internet

No primeiro programa a Catequese no Patriarcado foi o tema central da conversa em direto.

O padre Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa, explicou que “ao contrário do que costumamos pensar, de uma catequese pesada, este tempo tem demonstrado uma grande dinâmica a nível paroquial e diocesano e tem surgido algumas propostas para ajudar a viver este tempo”.

O Sector da Catequese de Lisboa, em Parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e o programa Ecclesia, tem levado à RTP2, todas as quartas-feiras, o «Catequese em Casa».

“Para a Semana inicia-se, sempre em parceira, nova série na RTP2, desta vez para os adolescentes, num conjunto de programas integrados no projeto «Say Yes, aprender a dizer sim», revela o padre Tiago Neto.

“Para breve o «Catequese em Casa» [#Catequesencasa] vai contar com um programa diário, de cerca de quinze minutos, para a catequese da infância, do 1º ao 6º catecismo, no canal EDUCRIS no Youtube”, explica o responsável.

Para o diretor do SDC é fundamental “não encher as pessoas com propostas extras” pois “a catequese já tem um programa e um plano formativo” e interessa “desenvolver e proporcionar”.

Catequese em Lisboa: Acompanhar, rezar e «catequese em casa»

No final do programa o padre Tiago Neto apresentou, as suas ‘3 Dicas’.

“Penso que é necessário um ‘acompanhamento criativo e evangélicos das pessoas’” que fomente “aproveitamento do  recurso «Catequese em Casa» como complementar a estas iniciativas que os catequistas vão tendo” e “o cultivar da formação e espiritualidade dos catequistas” procurando “rezar mais neste tempo e de estar em relação com outros catequistas”, sintetizou.

 Educris|15.04.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades