Covid-19: Decálogo do Catequista neste Tempo (C/vídeo)

Arquidiocese de Santiago de Compostela apresenta 10 ‘mandamentos’ do Catequista neste tempo de isolamento social

O Papa Francisco recordava-nos no discurso que fazia aos catequistas participantes no Congresso Internacional da Catequese durante o Ano da Fé (2013):

“Ser catequista! Não trabalhar como catequista: isso não adianta! (…)Catequista é uma vocação. Ser catequista: é esta a vocação; não trabalhar como catequista. Atenção, que eu não disse fazer de catequista, mas sê-lo, porque compromete a vida”.

Na ocasião o Papa pediu “criatividade” aos catequistas para que se possa “ser fecundo”.

“Mas, por favor, não se compreende um catequista que não seja criativo. A criatividade é como que a coluna do ser catequista. Deus é criativo, não se fecha, e por isso nunca é rígido. Deus não é rígido! Acolhe-nos, vem ao nosso encontro, compreende-nos. Para sermos fiéis, para sermos criativos, é preciso saber mudar. Saber mudar. E porque devo mudar? É para me adequar às circunstâncias em que devo anunciar o Evangelho”.

10 Mandamentos do Catequista em tempo de Covid-19[1]

 

 

  1. Reza pelas crianças e adolescentes da catequese, pelos seus familiares, pelos outros catequistas e por todas as outras pessoas da paróquia.

  2. Contacta (por telefone ou videochamada, chats, mensagens, WhatsApp…) os pais dos catequizandos e interessa-te por eles e pelas suas famílias.

  3. Pergunta se podes fazer alguma coisa por eles ou pelos seus filhos: ajudá-los com as compras, as tarefas, os trabalhos escolares das crianças ou adolescentes…

  4. Dá os parabéns aos teus catequizandos nos aniversários (e podes até fazê-lo também no dia dos santos com os seus nomes), ou torna-te presente para festejar qualquer acontecimento, mas sempre através de meios informáticos para a comunicação.

  5. Oferece-te para ajudar os pais a continuar com a catequese em família e em casa: indica-lhes o tema em que se encontravam os filhos, envia-lhes todos os materiais que utilizas para a catequese semanal (elementos dos guias de catequista, materiais complementares, fichas ou outros subsídios); ajuda-os a familiarizar-se com eles e com a sua utilização.

  6. Propõe aos pais em cada semana a tua colaboração para a realização da catequese familiar, através de mensagens de voz, vídeos, chats ou videoconferências com as crianças ou adolescentes; ou explicando como podem realizá-la.

  7. Procura realizar, se for possível, e de acordo com os pais, uma videochamada de grupo para saudares as crianças ou adolescentes e estares um pouco com eles como grupo; para rezarem juntos uma breve oração ou terem um momento de catequese em grupo.

  8. Mantém o contacto através dos meios informáticos com os outros catequistas da paróquia e com o pároco, ou com catequistas de outras paróquias: para se animarem mutuamente e partilharem a vida, perguntarem pelas pessoas conhecidas e interessarem-se pelas suas situações; para compartilharem novos materiais e iniciativas para a catequese nesta situação.

  9. Contribui para manter, através de meios informáticos, o calendário das atividades paroquiais de catequese já programadas: reuniões de catequistas, encontros de oração, de formação…

  10. Não te esqueças de dedicar tempo a ti própria/o como catequista: para continuares a aprofundar a nossa vocação e identidade de catequistas; e, na formação, para cultivares a nossa espiritualidade por meio da oração e da meditação, para fazeres essas leituras de apoio à catequese para as quais nunca temos tempo.

 

Ver Também:

Catequese:possibilidades de Caminhos



Recursos:
Catequese do Papa Francisco:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades