Sayes: Dioceses recebem formação no projeto

Projeto de Catequese com Adolescentes Rumo à JMJ Lisboa 2022 arranca este fim de semana em centenas de paróquias do país.

O «Say Yes, aprender a dizer sim» vai chegar a mais de 35 mil adolescentes e mais de 4 mil catequistas de todo o país. Em ano de arranque a iniciativa pretende ajudar os mais novos a "fazerem um caminho espiritual de crescimento e serviço" tendo em vista "o grande acontecimento que a Igreja Portuguesa vai acolher em 2022", revela o padre Tiago Neto do Patriacado de Lisboa.

A iniciativa vai dar a conhecer "as 15 edições internacionais da JMJ" e "procura, implementar uma nova metodologia no modo como se realiza a catequese com os adolescentes".

"Trata-se de largarmos uma visão um tanto ou quanto escolarizante e passarmos a olhar a catequese com adolescentes colocando os mais novos no centro e ajudando-os a fazerem o encontro com Jesus", garante D. António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Ao longo do primeiro ano os adolescentes vão "fazer caminho" a partir da experiência das primeiras 5 JMJ, conhecendo a sua mensagem, os seus desafios, e a "colocarem-se ao serviço" nas comunidades a que pertencem através de projetos sociais.

"Pretendemos que a catequese não se limite a uma hora por semana mas que seja lugar de autoconheicmento e de reconhecimento da vontdade de Deus para cada um de modo a que se torne, depois, ação concreta junto daqueles que mais precisam", garante o padre Tiago Neto.

Sayes ON TOUR

Com várias sessões de esclarecimento realizadas em todo o país o projeto chega, já este sábado e domingo, dias 28 e 29 de setembro, ao PortoCoimbra e Viana do Castelo. Segue-se, a 1 de outubro, Albufeira, no Algarve. A 5 de outubro sessão dupla em Vila Real, e no Funchal.

A 7 e 8 de outubro é a vez da diocese de Angra do Heroísmo acolher a iniciativa e a 12 a diocese da Guarda.

As inscrições para  primeiro ano do projeto realizam-se até ao próximo dia 29 de setembro. A partir desta data os catequistas e adolescentes devem contactar diretamente o Serviço de Catequese de cada diocese Portuguesa.

Educris|27.09.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades