Viana do Castelo: Catequistas analisam desafios para o setor

Iniciativa do Departamento diocesano da Catequese espera reunir cerca de quatro centenas de meia de catequistas e analisar os desafios para a catequese na diocese

«Novos Desafios para a Catequese» é o tema aglutinador da ação que se realiza no próximo dia 29 de setembro de 2019, na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença.

“Esta Assembleia é o ponto de chegada de um conjunto de assembleia arciprestais onde fomos tocando as novas tendências da catequese e escutando os agentes catequéticos sobre a realidade das comunidades eclesiais”, revela ao Educris o padre Vasco Gonçalves da organização.

Pela primeira vez a Assembleia acolhe “todas as famílias que queiram participar nos trabalhos”, em particular “as mais de duas centenas que estão envolvidas na Catequese Familiar”, explica o responsável.

A Assembleia dos Catequistas do Alto Minho tem início pelas 10h30 com a conferência «Novos desafios para a Catequese» proferida por D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Pelas 11h45 os catequistas vão visualizar um documentário, produzido pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) na região e que vai apresentar a realidade da Catequese Familiar, um projeto que a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelidou como a “a mais completa e eficaz na transmissão da fé” pois "compromete pais, filhos e comunidade".

“A Carta da CEP sobre a Catequese é clara em considerar que este modelo é eficaz e deve ser seguido pelas comunidades cristãs, nomeadamente, para a etapa entre o 1º e o 6º catecismo”, aponta o padre vasco Gonçalves, que considera que “o modelo deve sempre ser proposto e não imposto às comunidades”.

“Em Viana o Bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, já a considerou como uma prioridade pastoral para a diocese, na carta pastoral que escreve para o presente ano a toda a diocese”.

Ainda da parte da manhã os catequistas vão ficar a conhecer melhor o «Say Yes, aprender a dizer sim», o projeto de caminhada com os Adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2022.

Da parte da tarde é apresentado o programa do Secretariado Diocesano da Catequese para o presente ano pastoral.

A Assembleia diocesana termina pelas 16h00 com a celebração da eucaristia.

Educris|16.09.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades