Leiria-Fátima: «Que catequistas para a adolescência?»

"Adolescentes hoje, que catequistas? - fé discernimento e missão" é o tema do 47º Encontro Interdiocesano de Catequistas que se realiza nos dias 2 e 3 de março de 2019, no Centro Catequético, em Fátima.

Organizado pelos secretariados diocesanos de Catequese das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal o encontro deste ano vai centrar a sua reflexão "o catequistas dos adolescentes" procurando aprofundar o perfil destes agentes "partir de três dimensões: "fé, discernimento e missão", sustenta um comunicado enviado hoje ao Educris.

Nas conferências será abordada "a maturidade da fé, o discernimento no acompanhamento dos adolescentes, a missão dos catequistas, e a relação entre a catequese da adolescência e a pastoral juvenil". Haverá ainda a "apresentação e trabalho de grupos a partir do documento final do Sínodo dos Jovens", explica a organização.

"O Encontro é também um espaço de partilha e convívio entre os catequistas das várias dioceses presentes, assim como de aprofundamento e celebração da fé dos participantes".
No dia 2 de março os trabalhos tem início pelas 10h00, com a conferência «A caminho da maturidade da fé» a cargo do padre José Henrique Pedrosa. Após o almoço o padre José Miguel Pereira apresenta o tema «o discernimento no acompanhamento dos adolescentes». Pelas 17h30 é a vez do padre Tiago Neto, responsável pelo setor da catequese no Patriarcao de Lisboa analisar o tema «Catequista: missão (im)possível?».
No dia 3 de março os trabalhos prosseguem com a apresentação do «Documento final do Sínodo dos Jovens» a cargo de D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família. Segue-se um trabalho de grupo sobre o documento apresentado.
Pelas 14h30  decorre um painel sob o tema «Da catequese da adolescência à pastoral juvenil» e que vai contar com a presença de D. Joaquim Mendes, Tomás Virtuoso e Cláudia Lourenço.

A organização da formação lembra que "para além dos painéis e conferências, o programa inclui o tempo de oração e celebração da fé, possibilitando ainda o contacto e partilha entre os catequistas das dioceses de Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre – Castelo Branco, Santarém e Setúbal".


Mais informações:

https://catequesezonacentro.blogspot.pt/

Educris|11.02.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades