Guarda: Catequese aposta na formação de catequistas

 Plano anual de catequese quer “aprofundar a formação dos agentes” no espírito “da carta Pastoral” daquela diocese beirã.

«Catequista, feliz e santo na missão» é o tema anual do plano de atividades do Departamento da Catequese da Infância e Adolescência (DDCIA) da Guarda para o presente ano pastoral.

Ao Educris o padre Valter Salcedas, responsável pelo organismo afirmou a necessidade de uma proposta formativa que vá ao encontro “de uma busca permanente das razões da nossa esperança” através de uma abertura “aos sinais dos tempos e aos novos desafios que o mundo nos coloca”.

Tomando como motor a “Carta Pastoral «Guiados pelo Espírito Santo, Igreja em Renovação»” que surgiu “após a Assembleia sinodal diocesana” o responsável aponta a necessidade de “dar continuidade ao curso geral da catequese”, que decorre pelo terceiro ano, bem como pela “realização de vários encontros de catequistas por arciprestados”.

Das novidades do plano destaque para a realização de uma formação “interdiocesana realizada em parceria com a diocese de Viseu e que vai refletir sobre «As Novas Adolescências no itinerário catequético» e a realização do “retiro de catequistas e do Dia Diocesano do catequista que se vai realizar no seminário maior da Guarda”.

Num ano em que o DDCIA convida os catequistas a “peregrinarem juntos dos mais novos” o ano pastoral termina com uma “peregrinação dos agentes catequéticos à Terra Santa acompanhados pelo bispo da diocese D. Manuel Felício”.

Educris|11.11.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades