Guarda: Dioceses do centro partilham experiências em catequese

Diocese beirã acolheu encontro entre responsáveis diocecanos da àrea das dioceses do centro do país

 

No dia 25 de junho, realizou-se no Seminário Maior da Guarda, a reunião dos Departamentos da Catequese da Infância e Adolescência, das dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Lamego e Viseu.

A iniciativa pretendeu "promover o diálogo, a partilha de experiências, de realidades especificas e comuns, inerentes à pastoral da Catequese", revela o padre Valter Salcedas da diocese da GUarda.

"Foi um momento de percecionar algumas ideias comuns acerca da catequese enquanto "espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho irradia". Com desafios os participantes consideraram que se "deve apostar numa educação cristã cada vez mais baseada no testemunho e menos no ensino" dando particular revelo ao projeto da "catequese familiar" considerado, no encontro, como "uma mais valia para a formação dos Pais e para sua integração no itinerário catequético, no qual interagem vários mediadore".

Os responsáveis pelo setor das dioceses do centro de Portugal consideraram como necessário e premente o desenvolvimento "de forma mais sistemática do processo de catequese para os cristãos adultos" através do reforço "da existência de escolas de formação de catequistas, a nível de cada diocese, como objetivo de lhes ser facultado o Curso Geral de Catequistas e aquisição de conhecimentos dentro das diferentes áreas da Teologia e da Pedagogia".

Para o próximo ano catequéticos os responsáveis comprometeram-se já na realização de um encontro sob o tema «As Novas Adolescências e a sua influência no Percurso Catequético».

Educris|26.06.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades