Responsáveis de Portugal, Itália e Espanha analisam «desafios comuns» para a Catequese

Responsáveis pelo setor analisam, em Lisboa,  «ministério do catequista» e os «desafios da evangelização»

O II Encontro das Comissões Episcopais da Catequese de Espanha, Itália e Portugal, reúne, em Alfragide, de 5 a 7 de março, para dar continuidade “a um trabalho sinodal comum”, e “analisar os diferentes desafios para a catequese”, no sul da Europa.

“A primeira vez que estivemos reunidos, no passado mês de abril, em Madrid, percebemos que temos situações afins e este encontro serve para refletirmos em conjunto de modo a encontrarmos caminhos comuns para a catequese”, explica ao EDUCRIS D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Num momento em que as diferentes conferências episcopais procuram implementar “o ministério do Catequista”, e após a publicação do “Diretório para a Catequese”, os responsáveis do sul da europa consideram que são “muitos os desafios com que nos deparamos” e sustentam a necessidade “de um trabalho em rede”.

“Temos de trabalhar em conjunto para podermos iniciar um caminho em comum. Desde logo deparamo-nos com o desafio da formação dos catequistas, pois sem eles não conseguiremos implementa os programas de iniciação cristã que criámos. É urgente ajudarmos os milhares de catequistas do nosso país a ter a formação adequada para despertar uma nova dimensão evangelizadora na Igreja”, completa o responsável.

No encontro, e para além de D. António Moiteiro, presidente da CEECDF, participam D. José Rico Pavés, bispo de Asidonia-Jerez e presidente de la CEECC, de Espanha; o padre Valentino Bulgarelli, Diretor do Ufficio Catechistico Nazionale (UCN), de Itália; o sacerdote Francisco Romero Galván, diretor do Secretariado da CEECC, de  España e  María Molina, responsável pelo departamento das publicações da CEECC de Espanha; Jourdan Pinheiro, responsável pelo setor para o catecumenato de Itália; Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã, de Portugal, e a irmã Maria Arminda Faustino, Coordenadora do Departamento da Catequese no SNEC.

“Trata-se de uma oportunidade para a escuta, partilha, e análise dos documentos centrais da Igreja para a Catequese. Espero que possamos escutar o apelo da própria sociedade de modo a darmos respostas válidas para hoje e assim permitir que a alegria do encontro com Jesus possa chegar a todos os corações”, desenvolve a irmã Arminda Faustino.

O encontro inicia-se a 5 de março com uma “apresentação da Igreja em Portuga”. A 6 de março o dia arranca com a conferência «O Ministério do catequista e as esperanças e desafios que coloca à Igreja em caminho sinodal», na reflexão do teólogo Eduardo Borges de Pinho. A 7 de março, a sede da Conferencia Episcopal Portuguesa, os participantes debatem o tema «O ministério do catequista e os desafios à Evangelização» e refletem sobre os «modos de proceder em relação à instituição do ministério do catequista nos nossos países».

Educris|02.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades