Algarve: Perfil do Catequista analisado em «Dia Diocesano»

Iniciativa quer retomar “dinamismos” e colocar “catequese ao ritmo do novo Itinerário” para este setor da pastoral  

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência (SCIA) da Diocese do Algarve promove, no próximo dia 21 de janeiro, o Dia Diocesano do Catequista.

A iniciativa, que se realiza na paróquia de Altura, no sotavento algarvio, tem início pelas 9h00 com a conferência «Catequista: discípulo e construtor de Comunidade», sob orientação de Isabel Oliveira, do Secretariado da Educação Cristã da Diocese do Porto.

“Espero que este dia permita o retomar de uma atividade [ndr: Dia diocesano do Catequista] que tinha uma função importante na união e na partilha entre os diversos catequistas”, explica ao EDUCRIS o padre Pedro Manuel, diretor do SCIA local.

Para o responsável a realidade da catequese na diocese “é diferenciada”, com “comunidades que praticamente já voltaram aos níveis de trabalho e pastoral pré-covid, e outras, nomeadamente no interior da diocese, onde a catequese é algo que ainda resulta diminuta”, desenvolve.

Após a conferencia inicial, e o diálogo que se segue, os catequistas participam, pelas 12h00, num “momento celebrativo”. No final vão ser entregues os certificados do percurso «Ser Catequista», aos catequistas que realizaram esta formação em contexto de pandemia, e homenageados os agentes de pastoral que completam 25 anos ao serviço da catequese.

Para o padre Pedro Manuel o “grande desafio passa por colocar a catequese algarvia ao ritmo do novo Itinerário”.

“Se após a pandemia tivemos de trilhar um caminho de reconstruir muitas das realidades que se perderam, hoje temos de dar lugar, neste trabalho da catequese, ao ‘fundamentar’ da própria experiência crente, antes de mais dos próprios catequistas e, através deles, formar bons cristãos. Estou certo que o Novo Itinerário, e o modo como ele se apresenta, trará bons frutos para a catequese”, completa.

Os interessados em participar podem inscrever-se através do email da catequese do Algarve até dia 18 de janeiro.

Imagem: Folha do Domingo

Educris|14.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades