Lisboa: 1600 adolescentes «ensaiaram o Sim» em dia de Encontro de Adolescentes

Iniciativa «Say Yes Day» replicou “experiência análoga de um dia da Jornada Mundial da Juventude” e realizou-se em 12 paróquias da cidade de Lisboa

«Com Maria ensaiamos Sim!» foi o tema que hoje reuniu em Lisboa 1600 adolescentes da catequese. Envolvidos no «SAYES, o projeto de Catequese com Adolescentes rumo à JMj Lisboa 2023», a iniciativa ficou marcada pelo “replicar de um dia típico da jornada”, como explicou ao EDUCRIS o padre Tiago Neto.

“É, antes de tudo, um momento de encontro e festa. Procurámos replicar um dia da Jornada Mundial da Juventude, com um momento de catequese, a eucaristia, e um encontro de festa nesta tarde”, desenvolveu o diretor do Sector da Catequese de Lisboa, que organiza a iniciativa.

Na manhã de hoje 12 paróquias da cidade acolheram os adolescentes para o aprofundamento “da dimensão vocacional da vida cristã”. Através de vários testemunhos de “chamamento de Deus na vocação sacerdotal ou matrimonial, na vida consagrada ou ainda no voluntariado missionário”, os mais novos puderam “reconhecer Maria como modelo de disponibilidade”.

Sayes: Balanço positivo com frutos para o futuro

Após três anos de implantação do projeto «Sayes, aprender a dizer sim», o padre Tiago Neto faz um balanço positivo.

“Com o «Sayes», enquanto projeto experimental, pretendemos dar protagonismo aos adolescentes, naquilo que é o seu caminho catequético e particularmente uma maturação maior do processo catequético nas suas diversas componentes: relação com a Palavra de Deus, questionamento da vida, a oração e a missão”, apontou.

Num tempo marcado pela pandemia o “empenho e a vontade dos catequistas foi fundamental para a catequese”, sustentou.

“Todo o projeto aconteceu, praticamente, em pandemia. O facto de estarmos mais próximos dos catequistas, e o empenho vontade destes, foi fundamental para garantir uma ação efetiva num contexto adverso que trouxe consigo experiências muito ricas, no online, que permitiram uma grande proximidade que hoje serve de complemento ao encontro semanal”, completou.

Isabel, da paróquia da Póvoa de Santa Adrião, destacou o “convívio com todas as pessoas” e apontou grandes de diferenças à catequese com o modelo “Sayes”.

“Este modelo é muito diferente da catequese anterior. Aqui falamos das Jornadas Mundiais que já aconteceram, da experiência dos que já viveram este grande acontecimento”.

Para o Jorge, de 13 anos, de Olival Bastos, o «Sayes» é bom porque “vemos muitos vídeos interessantes” e permite “estar próximo de pessoas de todo o mundo”, desenvolvendo "ações concretas no dia a dia".

Para Fátima Vieira, catequista formadora, o «Sayes» trouxe “mais protagonismo aos mais novos” e “novas exigências para os catequistas”.

“Mais do que debitar muitos conteúdos, o «Sayes» coloca os catequistas como aqueles que acompanham e orientam mas exige, aos catequizandos, uma proatividade que os leva da oração à ação concreta em projeto”, desenvolve.

D. Manuel Clemente: “O Mundo está à vossa espera e Deus conta convosco!”

Da parte da tarde os adolescentes participaram numa “festa”, que decorreu no Pavilhão Carlos Lopes, e onde assistiram à peça «Deus escreve direito por linhas tortas» levada à cena pela Missão País, através de um grupo de jovens universitários.

Presente na sessão D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, lembrou que a Jornada Mundial de Lisboa “é já amanhã, tanto é o que temos para fazer” e considerou que o acontecimento deve “ser marcante para a vossa vida”.

“Não vos esqueçais que só aqui estamos, e estaremos na Jornada, porque uma jovenzinha, com a idade que muitos de vós tendes hoje, disse ‘sim’! Esse sim marcou o mundo com a referência Cristã. Imaginem o que acontece quando cada um de vós dizer ‘Sim’ a Deus! O Mundo está à vossa espera e Deus conta convosco!”, concluiu.

Educris|25.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades