Lisboa: Catequese ensaia «dia típico da JMJ» no Encontro de Adolescentes

Iniciativa decorre a 25 de junho, reúne adolescentes de todo o Patriarcado de Lisboa e vai replicar “experiência análoga de um dia da Jornada Mundial da Juventude”

O Sector da Catequese do Patriarcado de Lisboa organiza, no próximo dia 25 de junho, o Encontro Diocesano de Adolescentes, Say Yes Day’22, com o tema «Com Maria ensaiamos o sim».

Destinado a todos os adolescentes da catequese do Patriarcado de Lisboa, que “tenham participado ou não no Projeto Say Yes: Aprender a dizer sim, Rumo à JMJ Lisboa 2023”, a iniciativa realiza-se em parceria com doze paróquias da cidade e a Câmara Municipal de Lisboa, e pretende “proporcionar aos adolescentes uma experiência análoga à de um dia de uma Jornada Mundial da Juventude” com uma “catequese e eucaristia, de manhã, e uma tarde festiva, no pavilhão Carlos Lopes, da parte da tarde”.

 As catequeses da manhã visam o aprofundamento da dimensão vocacional da vida cristã, reconhecendo Maria como modelo de disponibilidade para realizar a vontade de Deus. Os adolescentes poderão contactar com pessoas que responderam «sim» ao chamamento de Deus na vocação sacerdotal ou matrimonial ou na vida consagrada ou ainda no voluntariado missionário. No final das catequeses e, em cada paróquia, será celebrada a eucaristia, “fonte permanente de espiritualidade e de comunhão para os jovens e para todos, fortalecendo ainda mais o nosso sentido de pertença à Igreja”, explicou ao EDUCRIS o padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese de Lisboa.

Da parte da tarde os adolescentes participam numa “festa”, que vai decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, e onde vão assistir à peça «Deus escreve direito por linhas tortas» levada à cena pela Missão País, através de um grupo de jovens universitários.

“Trata-se de um musical onde, por vezes, os nossos planos escrevem-se por linhas um pouco tortas. De facto, ninguém imagina o que pode acontecer quando se junta um grupo de amigos do secundário, planos para uma viagem e muito sentido de humor. Este é um teatro que, se calhar, apenas pode ser lido nas entrelinhas”, explicita a organização.

A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.

As inscrições para participação no evento estão abertas de 1 a 13 de junho 2022 (online) em https://catequese.patriarcado-lisboa.pt/

Educris|09.06.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades