Vaticano: O perfil do padre segundo o Papa Francisco

O Papa Francisco inaugurou ontem, no Vaticano, a  Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Na ocasião Francisco, citado pela Rádio Vaticano, afirmou que o sacerdote "não é um burocrata", é "estruturalmente missionário"e um "critério decisivo" para uma decisão vocacional está na "capacidade de se relacionar" com os outros, afirmou.

"Nesta tarde, não quero oferecer-lhes uma reflexão sistemática sobre a figura do sacerdote. Tentemos, ao contrário, inverter a perspetiva e ouvir atentamente, em contemplação. Aproximando-nos, quase que em bicos de pés, de um, entre tantos párocos que passam pelas nossas comunidades; deixemos que o rosto de um deles passe perante os olhos do nosso coração e perguntemo-nos com simplicidade: o que faz a sua vida ser saborosa? Por quem e para quê entrega o seu serviço? Qual é a finalidade da dua doação?", começou por questionar Franciscico.

Para o Papa "neste tempo pobre para fazer amizades, o nosso primeiro compromisso é o de construir comunidade; a abertura ao relacionamento é, assim, um critério decisivo de discernimento vocacional", disse na abertura da 69.ª Assembleia Plenária da CEI.

A reunião da CEI decorre até ao próximo dia 19 de maio e o Papa tomou parte nos trabalhos como  bispo de Roma e primaz da Itália.

Perante a proposta do tema principal da Assembleia Plenária, que reflete sobre a "renovação do clero", Francisco deixou algumas linhas de força que, disse, podem servir "para ajudar a identificar também as propostas de formação pelas quais investir com coragem".

Para Francisco o sacerdotes deve ser "estruturalmente missionário", mais do que um líder com uma "missão para cumprir", e deve, ele mesmo, sentir-se pertença do povo de Deus onde é enviado, condição de distanciamento da autorreferencialidade que "isola e aprisiona".

Neste sentido, apontou, o sacerdote "não é um burocrata ou um funcionário anónimo de uma instituição, não está consagrado a um papel clerical, nem se move por critério de eficiência" não devendo procurar "seguranças terrenas ou títulos honoríficos, que levam à confiança no homem".

Simplicidade como estilo

Olhando para o perfil do sacerdotes o Papa voltou a colocar a tónica numa vida "simples e essencial" e apelou à "disponibilidade" pois só assim o sacerdotes "é credível aos olhos das pessoas" e, esta forma de estar "aproxima-o dos humildes, numa caridade pastoral que o torna livre e solidário. Servo da vida, caminha com o coração e o ritmo dos pobres", reforçou.

Comunhão com os leigos: Um dos nomes da Misericórdia

Olhando para o pastor na comunidade o papa alertou para a necessidade de uma verdadeira "comunhão com os leigos, valorizando a participação de cada um" como uma "marca distintiva" da vida do sacerdote e força "vital do seu misistério":

"Esta experiência – quando não é participada de forma ocasional nem por força de uma colaboração instrumental – liberta do narcisismo e dos ciúmes clericais; faz crescer a estima, o apoio e a benevolência recíproca; favorece uma comunhão não só sacramental ou jurídica, mas fraterna e concreta", afirmou o Papa para reforçar: "A comunhão é de facto um dos nomes da Misericórdia", acrescentou.

No final da sua intervenção Francisco deixou o desafio aos bispos italianos convidando-os a promoverem  promoverem uma renovação do clero que inclua uma "visão evangélica sobre a gestão de estruturas e dos bens", evitando referências a uma "pastoral de conservação" que é obstáculo para a "abertura  à perene novidade do Espírito".

Educris com Rádio Vaticano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades