Scholas Ocurrentes: Ligar as escolas de todo o Mundo

“Construir a paz através da educação e da tecnologia” é a primeira finalidade do projeto Scholas Ocurrentes, apresentado no Vaticano no passado dia 3 de Outubro e que conta com o apoio do Papa Francisco.

O projeto apresenta-se como a primeira plataforma online colaborativa plurireligiosa aberta a toda a comunidade educativa. A plataforma pretende conectar instituições educativas de todo o mundo e ajudá-las a concretizar os seus projetos.

A apresentação decorreu no final do III Congresso Educativo Mundial da Scholas. Já no dia 1 de Setembro o Papa Francisco havia dado o “pontapé de saída no congresso ao encontrar-se, numa audiência, na Sala Paulo VI, da qual participaram os jogadores que entrariam em campo à noite para disputar a primeira partida inter-religiosa de futebol pela paz. Grandes jogadores de várias partes do mundo estiveram presentes, acompanhados de familiares.

“A tecnologia e a educação são cruciais para combater as raízes da violência”, afirmou José Maria del Corra, diretor mundial da Scholas, durante a entrevista coletiva na Sala Paulo VI. “Elas podem ajudar a derrubar as barreiras físicas que nos separam e os preconceitos que existem no caminho rumo à paz”.

A nova plataforma Scholas.Social unirá instituições educativas de todas as crenças e culturas para construir um espaço gerador da “cultura do encontro”. O site permite que alunos e professores intercambiem experiências para aprender uns dos outros, além de compartilharem projetos que precisam de apoio, seja financeiro ou de voluntários. As pessoas interessadas em se voluntariar podem recorrer à plataforma para encontrar as escolas e projetos que podem se beneficiar da sua ajuda.

O Scholas Occurrentes nasceu há um ano, quando o papa Francisco solicitou a criação de uma rede de escolas voltada a mudar a maneira de os estudantes aprenderem. A iniciativa se inspira em dois projetos que Bergoglio criou quando era arcebispo de Buenos Aires: a Escola de Vizinhos e as Escolas Irmãs. Os dois projetos compartilham as problemáticas dos estudantes de bairros de diversos níveis sociais para procurar soluções conjuntas, promovendo assim a participação e o intercâmbio.

 

Dar a esta ideia uma escala global exigiu uma plataforma robusta, que foi apoiada, gratuitamente, por três grande empresas do mundo tecnológico.

A Scholas.Social combina diversas características das plataformas sociais e colaborativas e permite aos usuários inserir projetos e participar de outras iniciativas doando conhecimento, tempo e material. A plataforma promove a participação com estratégias de “gamification”, uma tendência mundial que aplica as dinâmicas do videojogos a contextos não lúdicos, para promover o comprometimento dos usuários. Numa segunda etapa do projeto, a Scholas e seus cooperadores continuarão incluindo novas ferramentas e funcionalidades para construir a “Sala de Aula do Futuro”.

O papa Francisco, consciente da importância da inclusão social através da inclusão digital, pediu que os diretores da Scholas trabalhassem muito neste âmbito. Em março passado, ele mesmo plantou a primeira “oliveira virtual” do Vaticano.

http://www.scholasoccurrentes.org/ 

 

Educris com agências



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades