Educação: «Acompanhar e fazer-se próximo», a EMRC em isolamento social (C/áudio)

Disciplina diz “presente” aos novos desafios colocados pela pandemia e faz-se presente nas diferentes plataformas de ensino à distância

O coordenador do Departamento Nacional da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) afirmou hoje o compromisso dos “docentes no apoio e acompanhamento dos milhares de alunos que frequentam a disciplina de EMRC”.

Em declarações ao EDUCRIS António Cordeiro apontou o tempo “que agora vivemos” como “oportunidade e um desafio a colocar ao serviço o que melhor somos e temos”.

“É preciso não perder os alunos de vista. Promover a visualização do rosto dos alunos é muito importante numa fase em que o próprio programa parece encarnar na vida dos alunos e professores para lhes abrir horizontes de esperança e comunhão num futuro claro, mas exigente”, sugere o responsável.

Com as aulas a assumirem um novo formato no 3º período escolar o responsável louvou o esforço de todos em “procurar as possíveis e melhores respostas às questões decorrentes neste confinamento social” e reforçou a ideia de que o professores de EMRC tem de estar na linha da frente do “acompanhamento e da proximidade possível aos milhares de alunos que frequentam a disciplina”.

“Esta disciplina tem uma marca: a proximidade aos alunos e destes à comunidade escolar”, explicou.

Recursos online e novidades a caminho

O Departamento de EMRC do Secretariado nacional da Educação Cristã tem estado a fornecer algumas “ferramentas completares aos professores, através do site de apoio às escolas da Direção Geral de educação”.

Estas ferramentas são “recursos que selecionámos, com a equipa nacional de EMRC” e pretendem ser “instrumentos de trabalho pensados para uma dinâmica de trabalho remoto2.

Numa primeira fase foram otimizados “mais de 60 recursos do 5º a 9º ano de escolaridade estando a ultimar-se “mais propostas para diferentes ciclos”.

Para breve estima-se o “a otimização” da presença da disciplina “nos canais do Youtube do Educris e do Estudo em Casa”, disponibilizado pela Direção Geral de Educação.

“Estamos num processo de acompanhamento de colaboração com o Ministério e os secretariados diocesanos perante os desafios da educação” nestes moldes.

Formação em plataformas de ensino à distância

A formação é outra prioridade do departamento estando já programadas ações de formação remota.

“Temos já previstos momentos de formação orientados ‘por’ e ‘para’ docentes de EMRC. Os professores são poder inscrever-se em formulário próprio para que possam aceder a estas formações em plataforma de ensino à distância, revela o professor António Cordeiro.

Educris|19.04.2020

 



Recursos:
EMRC na Pandemia

var num = "1"; var audio = "declaracoes_cordeiro_covid_200419095306.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/computador_2_200419095306.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2842", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades