0 / 0

Educação: «Acompanhar e fazer-se próximo», a EMRC em isolamento social (C/áudio)

Disciplina diz “presente” aos novos desafios colocados pela pandemia e faz-se presente nas diferentes plataformas de ensino à distância

O coordenador do Departamento Nacional da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) afirmou hoje o compromisso dos “docentes no apoio e acompanhamento dos milhares de alunos que frequentam a disciplina de EMRC”.

Em declarações ao EDUCRIS António Cordeiro apontou o tempo “que agora vivemos” como “oportunidade e um desafio a colocar ao serviço o que melhor somos e temos”.

“É preciso não perder os alunos de vista. Promover a visualização do rosto dos alunos é muito importante numa fase em que o próprio programa parece encarnar na vida dos alunos e professores para lhes abrir horizontes de esperança e comunhão num futuro claro, mas exigente”, sugere o responsável.

Com as aulas a assumirem um novo formato no 3º período escolar o responsável louvou o esforço de todos em “procurar as possíveis e melhores respostas às questões decorrentes neste confinamento social” e reforçou a ideia de que o professores de EMRC tem de estar na linha da frente do “acompanhamento e da proximidade possível aos milhares de alunos que frequentam a disciplina”.

“Esta disciplina tem uma marca: a proximidade aos alunos e destes à comunidade escolar”, explicou.

Recursos online e novidades a caminho

O Departamento de EMRC do Secretariado nacional da Educação Cristã tem estado a fornecer algumas “ferramentas completares aos professores, através do site de apoio às escolas da Direção Geral de educação”.

Estas ferramentas são “recursos que selecionámos, com a equipa nacional de EMRC” e pretendem ser “instrumentos de trabalho pensados para uma dinâmica de trabalho remoto2.

Numa primeira fase foram otimizados “mais de 60 recursos do 5º a 9º ano de escolaridade estando a ultimar-se “mais propostas para diferentes ciclos”.

Para breve estima-se o “a otimização” da presença da disciplina “nos canais do Youtube do Educris e do Estudo em Casa”, disponibilizado pela Direção Geral de Educação.

“Estamos num processo de acompanhamento de colaboração com o Ministério e os secretariados diocesanos perante os desafios da educação” nestes moldes.

Formação em plataformas de ensino à distância

A formação é outra prioridade do departamento estando já programadas ações de formação remota.

“Temos já previstos momentos de formação orientados ‘por’ e ‘para’ docentes de EMRC. Os professores são poder inscrever-se em formulário próprio para que possam aceder a estas formações em plataforma de ensino à distância, revela o professor António Cordeiro.

Educris|19.04.2020

 



Recursos:
EMRC na Pandemia



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades