Madeira: O desafio do «respeito e solidariedade»

O parque Temático da Madeira, em Santana, acolheu ontem quase mil alunos de EMRC dos 2º e 3º Ciclos dos Ensinos Básico e Secundário que frequentam a disciplina no arquipélago.

Presente na iniciativa do Departamento do Ensino da Igreja nas Escolas (DEIE) D. Nuno Brás, bispo do Funchal, lembrou aos alunos que “ninguém nasce cristão” e que a descoberta do cristianismo se realiza porque “alguém anuncia um amor maior”.

O prelado desafiou os mais novos a mostrarem a outros “que ser cristão é ser feliz” porque “ser cristão é demasiado bom para nós ficarmos com isso só para nós”, constatou.

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, pediu aos alunos que “pratiquem os valores e os princípios da tolerância, do respeito, da solidariedade e acima de tudo, sejam felizes”.

O responsável pelo setor expressou aos docentes um “profundo agradecimento pelo trabalho, pelo empenho, pela dedicação que colocam diariamente nas nossas escolas nesta nobre missão que é precisamente a de transmitir os pilares de uma sociedade que se quer capaz, competente mas acima de tudo justa”.

“Só através da transmissão e da prática desses valores é que é possível nós acreditarmos que estamos a construir essa sociedade”, apelou.

À diocese do Funchal o responsável político agradeceu o empenho na ação educativa, na missão de colaborar com o sistema educativo, naquilo que é a Educação Religiosa das nossas crianças e jovens”, e reafirmou o compromisso do governo regional “no apoio à efetivação desta opção em contexto escolar e no apoio às escolas confessionais”.

O XI Encontro regional da EMRC teve como objetivo a “sensibilização da comunidade, em geral, para a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica” e pretendeu das a conhecer “as tradições regionais” sempre com a preocupação do “cuidado pela Natureza”, reforçou ao Educris Maria José Fernandes do DEIE.

Educris|01.06.2019

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades