XIX Interescolas do 1º Ciclo por «um mundo Melhor»

«Com EMRC faço um Mundo melhor» é o tema da XIX edição do Intrescolas Nacional do 1º Ciclo que Fátima acolhe a 24 de maio.

O Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) espera receber cerca de 4000 alunos e professores do 1º ciclo de todo o país num dia de "muita alegria, festa e cor" através de um encontro "que vai receber teatro, música e reflexão na Basílica da Santíssima Trindade".

Em carta enviada aos secretariados diocesanos da EMRC a equipa nacional da disciplina afirma que "o encontro pretende valorizar a importância da EMRC na formação integral da Pessoa;” e ajudar os alunos a “viver a Alegria do encontro com o outro e o respeito pela natureza”.

 Os alunos vão assistir a uma peça de teatro subordinada ao tema "Dona Natureza". Pelas 12h15 todos os participantes têm um momento de reflexão na Basílica da Santíssima Trindade.

“A peça «Dona Natureza» é um espetáculo que une a magia do teatro e o humor. As questões do meio ambiente, em especial o problema da poluição e do lixo tóxico, são o foco principal do musical”, sustenta a equipa nacional da EMRC.

Para os responsáveis é urgente “difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” através da educação como pede o Papa Francisco na Laudato Si’ «A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um» (n.215)

A missiva pede, ainda, a cada escola "leve um estandarte para o momento da reflexão" e que cada aluno "tenha consigo uma flor ou mundo com rosto humano", elaborado "a gosto e que possa agitar com a mão".

Todos os interessados devem enviar a sua inscrição para o SNEC até ao próximo dia 9 de maio.

Veja, em anexo, o cartaz e a ficha de inscrição do XIX Interescolas Nacional do 1º Ciclo.

Educris|22.04.2019



Recursos:
Ficha de Inscrição - Encontro 1º Ciclo:Download Documento
Cartaz 2019:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades