Porto: «Morartes 2019» solidária com Moçambique

Edição 2019 da iniciativa promovida na Escola D. António Taipa, em Freamunde, reuniu mais de quinhentos euros para ajudar Moçambique

«O Florir da Arte» foi o tema escolhido pelos alunos de EMRC, da Escola D. António Taipa -Freamunde, para a edição 2019 do «MorArtes/19». A atividades, inserida no plano anual do agrupamento escolar é "planeada, preparada e executada com e pelos alunos do Ensino Secundário inscritos em EMRC2, explicou ao Educris Ricardo Pereira, da organização.

"Com base nos vários temas em avaliação no ensino secundário na disciplina como «O Sentido da Vida», a «Valores e Ética Cristã» e «Amor e Sexualidade» cada uma das 12 turmas elaborou e levou a concurso uma Flor, em materiais recicláveis, assim como fez chegar ao placo belíssimos mensagens, recorrendo a vários tipos de arte".

O «MorArtes» realiza-se "no início da Primavera" e coincide com o "dia do Estudante e move os estudantes de EMRC à cidadania ativa, ao voluntariado e à alegria do encontro", justifica o professor.

Na sua V Edição este autêntico "festival e arte e cultura" contou com a presença do Vice- Presidente e Vereador da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Sérgio Barbosa, e a participação de António Madureira, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto. Aos alunos  responsável diocesano da EMRC afirmou que "no Agrupamento D. António Taipa, em Freamunde, docentes e alunos de EMRC convidam a comunidade escolar, seguem o desafio do Papa Francisco, e promovem a cultura do encontro".

"É num verdadeiro espírito de alegria que juntos vencem a «cultura do confronto» e criam espaço à «cultura do encontro» tão necessária para um viver em sociedade".

A “Primavera” é o nome da escultura inaugurada pelo próprio D. António Taipa, aquando a sua visita à Escola, em mais uma comemoração do “Dia do Estudante”.

Educris|27.03.2019

Imagem: Margarida Batista



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades