Guarda: Alunos visitam Viseu em atividade solidária

Escola Secundária de Seia, na diocese da Guarda, fez-se próxima dos utentes do Centro Santo Estevão, em Viseu.

Cerca de 80 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) entregaram oitocentos euros ao Centro Deficientes Santo Estevão, resultado de uma campanha de angariação de fundos realizada no primeiro período.

Na instituição os alunos cantaram e conviveram com os utentes e afirmaram a iniciativa como “inesquecível”:

“Cantámos canções e os utentes estavam tão felizes com um gesto tão simples, que eu só queria que aquele momento durasse para sempre. Afinal foi tão bom e tão fácil fazê-los sorrir que me faz pensar, que muitas das vezes somos egoístas e que não valorizamos as coisas boas que a vida nos dá”, relatou uma aluna participante.

Para o professor António Ferreira o dia foi “brilhante” porque os alunos “percecionaram a diferença que faz um gesto na vida dos mais pobres. Tornaram-se hoje protagonistas da mudança que queremos na sociedade”, explicou.

A solidariedade “é um dos grandes valores da humanidade e que é ‘trabalhada’” na disciplina de EMRC ao longo do 3ª ciclo:

“Colocar alunos de uma escola junto de ‘amigos especiais’ é fundamental, não só pela solidariedade que se trabalha, mas para fomentar na prática o respeito pelo outro, o encontro com o outro que é diferente de mim. Não é apenas um tolerar, mas o aceitar o outro e comprometer-se com isso”, sustentou.

Após a visita à instituição os alunos visitaram o Museu Nacional Grão Vasco e Museu do Quartzo, também em Viseu.

Educris|24.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades