Braga: IV «Do Clique ao Toque» reflete sobre ensino religioso escolar

Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa organizao 4º Encontro «Do Clique ao Toque» a 26 de janeiro e a 9 de fevereiro  de 2019, no Campus Camões.

A iniciativa tem como objetivo “debater o ensino religioso nas escolas, bem como divulgar práticas de ensino inovadoras e resultados de investigação sobre a utilização do digital em contextos de aprendizagem formal e informal”, com grande enfoque na relação escola-sociedade:

“Pretendemos que a educação religiosa, num contexto cultural fortemente influenciado pelos dispositivos eletrónicos possa ser percebida como algo que radica no mais íntimo de cada indivíduo e que reconfigura a sua forma de ver e perceber o mundo, que dá um novo sentido”.

Olhando para uma “sociedade que exige cada vez mais competência aos seus cidadãos” os promotores pretendem que os docentes possam estar conscientes do “benefício do uso das tecnologias, em vários suportes, nas suas aulas” indo ao “encontro dos jovens de hoje se fazem acompanhar de diversos dispositivos e que estão motivados para constantemente os usar”.

“Cabe aos professores adotar práticas educacionais atrativas e inovadoras que permitam que o aluno possa aprender de forma mais ativa, dinâmica e motivadora”.

A  4ª edição a iniciativa vai desenvolver-se em dois sábados fruto “de um crescente interesse dos professores em descobrir de que forma o digital pode ser usado como recurso no apoio ao ensino e à aprendizagem e conhecer os seus benefícios”.

No dia 26 de janeiro os trabalhos iniciam-se, pelas 9h30, com a conferência «Virtudes para a era digital»?”, proferida por Bruno Nobre, doutorado em Física e docente da Universidade Católica Portuguesa.

Às 10h30 decorre uma “mostra trabalhos de alunos de EMRC” realizados pelos alunos da faculdade de Teologia.

Da parte da tarde decorrem diversos workshops com propostas práticas para os docentes em sala de aula como a utilização do “Escape Room em EMRC;  “murais digitais: como usar na aula?”; a criação de “apps para a aula sem saber programação, é possível?” ou? “Planificar e interagir em EMRC a partir da Web”

No dia 9 de fevereiro Gemma Serrano, da Universidade de Notre-Dame apresenta o tema "Um tempo para se desconectar, um tempo para a introspeção? Educar os ritmos quotidianos", a partir das 9h30.

Segue-se a conferência "Ser professor no século XXI: desafios da era da mobilidade", por Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra.

Durante a tarde decorrem workshops.

Este evento destina-se a todos os interessados nestas temáticas e tem formação creditada pelo CCPFC.

Informações e inscrições

 

Educris|20.11.2018 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades