Bíblia Moov: «Noé, Acqua di Dio» vence 3ª edição (C/áudio)

Concurso consagra, pela segunda vez, curta metragem dos alunos de EMRC do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) acolheu, na tarde de ontem, sábado, dia 19 de maio, a entrega de prémios da III edição do concurso «Bíblia Moov».

Organizado pela Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP) a iniciativa contou com “12 trabalhos finalistas com várias escolas a repetirem a experiência da participação num ano em que o tema foi o dos «Heróis da Bíblia», explicou ao Educris Eunice Cunha, coordenadora de projeto na SBP:

“Este ano contámos com a participação de muitas escolas um pouco por todo o país. Com três anos de concurso ainda não temos uma região predominante, mas sim vários professores que tem investido tempo e criatividade na iniciativa com os seus alunos”, sustentou.

Os doze trabalhos a concurso, divididos em duas categorias, envolveram “mais de uma centena de pessoas” na sua realização.

No início da sessão Timóteo Cavaco e Miguel Jerónimo, respetivamente o presidente e o diretor da SBP agradeceram “o trabalho de divulgação, o empenho, e a participação dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) desde a primeira edição do concurso”.

Noé, Acqua di Dio – uma narrativa para hoje

Apresentando-se pela 3ª vez a concurso, Luís Silva, docente de EMRC do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, era um professor feliz após a vitória do 1º prémio e considerou o lugar onde leciona “fértil” para esta iniciativas:

“Tenho dito sempre que o mérito é da ‘terra que é fértil e fecunda’. Tenho a sorte de estar num agrupamento de escolas onde existe um profundo desejo de receber aquilo que a disciplina tem para dar”.

“Penso que prémio é um reconhecimento do trabalho dos alunos, como a Adália Tatiana, a guionista, que assumiu um papel de mobilização dos colegas. É um trabalho em que o professor é promotor que acompanha o crescimento e a autonomia dos alunos”.

Biblia Moov: O ecumenismo, por um cristianismo pela paz

Luís Silva afirmou ter desejado entrar no concurso, “desde o início” por entender que esta era uma excelente oportunidade para promover o ecumenismo entre as comunidades cristãs:

“Num momento em que muitos querem defender que a religião é motivo de divisão esta iniciativa é uma oportunidade de encontro entre as várias denominações cristãs”.

Bíblia: Uma Palavra viva e ativa

Após ter recebido o prémio de vencedor da 3ª edição explicou a opção de ter escolhido o ‘heroi’ Noé:

“Ao vermos o tema surgiu-nos, muito rapidamente, a figura de Noé. É um momento muito atual. Hoje a questão associada a Noé é dupla. O desrespeito pelas regras que a própria natureza tem conduz a consequências e, em segundo lugar a questão ecológica.”

Para o docente é fundamental “trazer as sagradas escrituras para o hoje de modo a torna-la verdadeiramente Palavra de Deus. Esta é a transformação que a palavra nos provoca a fazer, hoje”.

Biblia Moov: uma ligação entre cursos profissionais e cientifico-humanistas

O vencedor da 3ª edição do Bíblia Moov voltou a contar com uma parceria entre a EMRC e “o curso de multimédia do ensino profissional do professor Paulo Calhau”:

“Esta iniciativa permitiu uma ligação muito fecunda entre os cursos cientifico-humanistas e os cursos profissionais. Agradeço muito ao professor Paulo Calhau todo o empenho e trabalho realizado”.

Uma iniciativa que coloca a Bíblia na Escola como referência cultural e ética

Fernando Moita, coordenador da EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) destacou, em declarações ao Educris, a “oportunidade que a iniciativa proporciona, aos professores e alunos de olhar, perceber, interpretarem e relerem a Bíblia a partir dos temas propostos pela Sociedade Bíblica Portuguesa”.

O responsável afirmou-se alegre “por tantos docentes de EMRC perceberem que esta é uma excelente oportunidade para trazer a Bíblia para o espaço público e cultural que é a escola. Um espaço onde a Bíblia deve estar porquanto apresenta uma referência moral e ética para a sociedade partindo da experiencia do judaico-cristianismo”.

“Todos os anos temos tido muito alunos e professores a participar na iniciativa e isso é motivo de alegria para todos. Esperemos que no próximo ano tenhamos ainda mais professores e alunos de EMRC a participar neste concurso”, disse.

Educris|20.05.2018



Recursos:
Áudio: Vencedor da 3ª Edição «Bíblia Moov»

var num = "1"; var audio = "noe_acqua_di_dio_final_180520080003.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/img_0491_180520074709.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2502", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades