Aveiro: EMRC quer ser disciplina «carbono zero»

Nona edição da EMRC de Albergaria a Velha levou alunos a plantar árvores nas florestas locais.

Os alunos de 8º ano do agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha participaram, no dia 21 de março, em mais uma edição do programa «EMRC – disciplina carbono zero». Desde 2010, a disciplina de EMRC desafia os seus alunos de 8º ano a semearem, no início do ano letivo (em outubro, novembro), cinco bolotas de carvalho, responsabilizando-os a cuidarem dessa sementeira. Em março, as árvores resultantes dessa sementeira são plantadas, assim como outras árvores oferecidas pela autarquia, entidade parceira deste projeto.

Para além da plantação, que se realizou no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, a atividade começou com uma caminhada, acompanhada pela GNR, entre a escola secundária de Albergaria-a-Velha e o recinto do santuário onde, com a ajuda dos técnicos de jardinagem da autarquia, os alunos plantaram mais de trinta árvores, em local determinado pela paróquia, que apoiou esta edição do projeto. Durante a tarde, os alunos realizaram um jogo de caça ao tesouro, que permitiu conhecer a história do santuário, os motivos que lhe deram origem, para o que contaram com as informações transmitidas por um membro da Irmandade do Santuário cuja intervenção abriu o jogo realizado ao longo da tarde. Esta estratégia lúdica permitiu conhecer, ainda, a Casa Diocesana e a nova comunidade das «Sementes do Verbo» que ali serve, comunidade nascida no Brasil, em 2004.

O programa «EMRC– disciplina carbono zero» agrega, ainda, um outro vetor, que envolve a disciplina de Ciências Naturais, e que se propõe assegurar a plantação, em recinto da escola, de uma árvore por cada turma de oitavo ano, marcando, ano após ano, o contributo dos alunos de oitavo para a melhoria do mundo e para o combate contra a emissão de gases com efeito de estufa.

Para o professor Luís Silva, da organização "a ecologia é muito mais do que uma reserva temática de alguns, é muito mais do que um assunto a que se alude quando chegam as efemérides ambientais, é muito mais do que a discusão sobre se o planeta está ‘zangado ou revoltado’ com a ação da humanidade; a ecologia diz respeito ao modo de nos pensarmos como seres em relação com os outros e com a Criação".

Para o docente de EMRC é fundamental reler a "encíclica ‘Laudato si’, do Papa Francisco" onde o Papa "afirma que a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza".

Esta atividade contou com a colaboração de professores de Educação Física, Espanhol, Matemática e Ciências Naturais.

Educris|02.04.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades