Guarda: XXI Encontro Inter Escolas

Mais de 600 alunos de EMRC participaram no XXI Encontro Inter Escolas de EMRC da diocese da Guarda.

A iniciativa, que decorreu em plena semana nacional da EMRC, sob o tema «Na alegria e na partilha, faz a vida valer a pena!», iniciou-se junto à Sé da Guarda onde o Bispo diocesano, D. Manuel Felício, saudou os participantes e deixou uma mensagem, para que os alunos e os professores continuassem a ser arautos de alegria e de esperança, no mundo atual.

A parte da manhã foi dedicada à Partilha: cada uma das escolas foi convidada a realizar um gesto de partilha, materializado na oferta de uma tela alusiva ao tema do encontro a cada uma das Entidades/Instituições da cidade ali presentes, como forma de reconhecer o trabalho das mesmas em prol da Pessoa Humana e pela ligação que têm com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

O momento de partilha culminou na realização de uma coreografia intitulada “do coração brota a alegria”, deixando a mensagem de que todos somos importantes na construção de um mundo mais humano e fraterno.

As escolas partilharam um símbolo ligado à disciplina, neste caso uma tela com uma pintura ou mensagem, relacionada com o lema escolhido, que foi oferecida a diferentes instituições da cidade da Guarda, nomeadamente Câmara Municipal da Guarda, Jornal “A Guarda”, Cáritas, Casa de Saúde Bento Méni, Cercig, Aldeia S.O.S, Fundação Augusto Gil, Casa da Criança, Santa Casa da Misericórdia, Seminário Maior da Guarda, Paróquia da Sé, Liga dos Servos de Jesus.

Em seguida os alunos realizaram a coreografia da música "Heal the World", ( Cure o mundo),de Michael Jackson, que transformou uma parte  praça da Sé num gigante coração humano, num apelo a que todos possam a vida valer a pena, construindo um mundo melhor!

E, como forma de espalhar esta mensagem, organizou-se uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, onde foi visível a alegria contagiante e a esperança que enchia os corações dos alunos, mostrando a todos que a disciplina de EMRC faz a vida! aler a pena!

Durante a tarde, já no Estádio Municipal da Guarda, decorreram várias atividades radicais e jogos populares, que proporcionaram momentos de convívio salutar, e também o Palco de Talentos, onde os alunos, representantes de várias escolas, puderam mostrar e partilhar os seus dons e talentos, através da música e da dança. Temos muitos talentos!

No momento de envio, cada escola colocou simbolicamente uma pena no logotipo diocesano da Disciplina, como forma de assumir um duplo compromisso: cultivar, na diversidade, os valores que fazem a vida valer a pena e ajudar os alunos a escrever o seu dia-a-dia, a história da sua vida, sob a perspetiva de uma humanidade melhor e mais fraterna!

 Educris|27.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades