Porto: Escola assinala dia do estudante com palestra

Escola secundária D. António Taipa, em Freamunde, diocese do Porto, celebrou o “Dia do Estudante” com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, numa aula diferente de EMRC.

A iniciativa, que decorreu no passado dia 22 de março, teve por principal objetivo assinalar na Escola a importância da defesa dos valores cristãos e fomentar a participação ativa dos jovens na vida associativa, cultural e política:

"Os alunos de EMRC, são educados para perceberem os sinais dos tempos e, a exemplo de D. António Ferreira Gomes (Bispo do Porto) e do Papa Francisco, devem ter a coragem e as aprendizagens suficientes para denunciarem os erros e para participarem na vida cívica e integrarem os órgãos de decisão", afirmou ao Educris Ricardo Pereira, docente de EMRC na Escola.

Na comemoração do 56º aniversário da Revolta dos Estudantes, onde os «Católicos Progressistas» marcaram a sua influência, Humberto Brito agradeceu o convite e, num franco diálogo com os alunos do 12ºano, destacou o papel da EMRC na formação dos mais jovens:

"É muito bom percebermos como a disciplina de Moral, sem entrar em moralismo, dinamiza a comunidade e promove a cidadania.  Estamos no Ano Municipal da Educação e cidadania é isto mesmo", sustentou.

A diretora da escola, professora Amância Santos, integrou esta atividade de EMRC no Projeto Educativo Municipal e agraciou a iniciativa com a colocação de uma placa alusiva à visita do Presidente da Câmara, Humberto Brito, que também assinou o Livro de Honra do agrupamento.

D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto e patrono da escola, foi o convidado nas comemorações do “Dia do Estudante” do ano anterior.

Educris|27.03.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades