Braga: Experiências significativas no 1º ciclo

Momento de formação entre pares no 1º ciclo permitiu “troca de saberes e estratégias pedagógicas um ciclo em claro crescimento para a EMRC.

Na 6ª edição da formação «Fidelidade Pessoa: Alegria na missão» os cerca de duzentos docentes de Viana, Braga, Vila Real e Bragança-Miranda, participaram em dois ateliers de formação que apresentaram boas práticas no 1º ciclo e no secundário.

O «fenómeno Fátima» em Ano de Centenário

Nazaré Dantas leciona o primeiro ciclo. O ano de prática pedagógica supervisionada coincidiu com o “Ano do Centenário e a vinda do Papa Francisco”:

“Quis destacar a unidade letiva sobre «Maria, a mãe de Jesus» e criei de raiz jogos, quebra cabeças, sopa de letras, musicas, e a história dos pastorinhos e do fenómeno Fátima. Foi relativamente fácil motivar os alunos para este tema em virtude da mediatização do momento”.

A docente apresentou inúmeras estratégias e foi sendo “apoiada” pelos restantes docentes que iam apontando outras ideias e recursos num autêntico momento de partilha entre pares.

Um «Bingo» que sintetiza as Unidades letivas

Carlos Durães leciona na escola do 1º ciclo de Melgaço. Aos colegas apresentou várias iniciativas pedagógicas dentro de sala de aula e explicou o funcionamento do «bingo» com que termina cada Unidade Letiva:

“No mínimo são 25 palavras que eles escolhem como fundamentais do que foi trabalhado ao longo da unidade letiva. Depois, e a partir do uso de um recurso digital, construo um bingo normal com os alunos.

Educris|03.03.2018

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades