Braga: Mais de duas centenas de docentes em formação

«Fidelidade à Pessoa, alegria na missão – Um olhar sobre o 1º ciclo e Ensino Secundário» chega, em Braga, à 6ª edição e espera receber mais de duzentos participantes.

Faculdade de Ciências Sociaias e Humanas da UCP, Braga, acolhe a iniciativa no próximo dia 3 de março, sábado, onde são esperados professores de EMRC que lecionam nas dioceses de Bragança-Miranda, Braga, Vila Real e Viana do Castelo.

Fernando Moita, coordenador da disciplina no SNEC afirmou ao EDUCRIS que a adesão às formações "nos deixa felizes com o modo como os professores tem aderido à iniciativa" e deu conta "das avaliações que tem surgido muito positivamente pelo modo como estas formações permitem um encontro e a troca de experiências significativas na lecionam nestes dois níveis de ensino".

O dia tem início pelas 10h00 com a conferência da professora Fabrizia Raguso, da UCP - Braga, que analisa o « Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância.». Sensivelmente hora e meia depois, pelas 11h30, Eduardo Duque, sociologo, situa o «Jovem perante o facto religioso».

Da parte da tarde os professores voltam aos trabalhos, desta feita, no Centro Pastoral Diocesano, para uma partilha de "experiências pedagógicas significantes nos dois ciclos em análise", afirmou ao EDUCRIS a professora Dulce Couto da EMRC-Braga:

"Vamos contar com quatro ateliers, a que chamámos paineis, orientados pelos professores Paulo Magalhães, que leciona no ensino Secundário e Bruno Pires, que desenvolve atividade no 1º ciclo, sendo ambos de Vila Real; Maria do Céu Vilela e Sandra Sarmento, do secundário e Carlos Durães e Maria Jose Cerqueira que lecionam ao 1º ciclo, os quatro na diocese de Viana do Castelo e os professores Bernardino Silva, no secundário e Nazaré Dantas, do 1º ciclo, aqui da Arquidiocese de Braga".

As Formações (inter) diocesanas de EMRC vão realizar-se, ainda, na diocese do Funchal, a 09 e 10 de março, em parceria com o Departamento da Escola católica e na diocese de Angra, no dia 17 de março com os formadores Ana Costa Oliveira e Alfredo Teixeira.

No total, e até à 6ª edição, já participaram nas formações mais de 650 professores que lecionam em 14 dioceses portuguesas numa parceria entre os Secretariados Diocesanos da EMRC e o SNEC.

Educris|27.02.218



Recursos:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades