Formação: Coimbra recebe docentes de 4 dioceses

Instituto Justiça e Paz, em Coimbra, recebe hoje a 5ª edição da formação «Fidelidade à pessoa: Alegria na missão».

Mais de uma centena de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reúnem-se hoje em Coimbra numa iniciativa que reúne professores das dioceses de Coimbra, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Santarém.

Os trabalhos tem início pelas 10h30 com a conferência do sociólogo Alfredo Teixeira, da UCP, que apresenta o tema «As novas adolescências: os quadros socio-simbólicos da experiencia crente».

A conferência vai analisar “o novo modo de olhar a adolescência no estudo das ciências sociais:

“Hoje estas idades deixaram de ser vistas apenas como marcadores críticos de passagem, mas constituem-se como culturas”, aponta Alfredo Teixeira.

Para o investigador “esta transformação tem uma relação direta com os percursos de autonomização” e constitui-se como um desafio ao papel dos educadores porque tendem a “reformular profundamente o papel dos pais, da família e das instituições de transmissão e socialização”, sustenta o docente da UCP.

Pelas 12h00 Fabrizia Raguso, docente da Universidade Católica (UCP), reflete sobre o tema «Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância».

Após o almoço realizam-se ateliês de “partilha de experiencias significativas entre docentes que lecionam o 1º ciclo e o ensino secundário sob a coordenação de Luís Gonçalves do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.

A Ação de formação tem creditação através do centro de Formação Nova Ágora de Coimbra.

A iniciativa, uma parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e os Secretariados Diocesanos de EMRC, tem percorrido o país durante o primeiro trimestre deste ano em oito dioceses diferentes (Porto; Braga; Coimbra; Viseu; Lisboa; Beja; Funchal e Ponta Delgada).

 

Todas as fotografias do evento AQUI



Recursos:
Lisboa: Desafios e propostas para a lecionação no 1º ciclo e Secundário:
Edição de Viseu analisou adolescência e infância:
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades