Lisboa: Docentes em formação inter-diocesana

Ação de formação «Fidelidade à Pessoas, alegria na Missão - Um olhar sobre o 1º ciclo do EB e sobre o Ensino Secundário» espera reunir cerca de oito dezenas de docentes de EMRC no próximo dia 17 de fevereiro.

A nova edição realiza-se no Seminário de Alfragide, no Patriarcado de Lisboa, e acolhe docentes que lecionam em Lisboa e na diocese de Setúbal.

A iniciativa, uma parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e os Secretariados Diocesanos de EMRC, decorre durante o primeiro trimestre deste ano em oito dioceses diferentes (Porto; Braga; Coimbra; Viseu; Lisboa; Beja; Funchal e Ponta Delgada).

Esta quarta edição é creditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Seixal, e tem início pelas 9h30 com a conferência de Luís Miguel Rodrigues, UCP, subordinada ao tema «Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância».

Pelas 10h45 Eduardo Duque, sociólogo analisa o tema «O “jovem” perante o facto religioso».

Tarde: Aprendizagens interpares em dois painéis

Da parte da tarde os docentes vão participar em formações interpares com dois painéis distintos. Um no primeiro ciclo e outro no secundário:

“A ideia é ter um espaço com propostas estratégias para grupos heterogéneos, tendo em conta o cruzamento de conteúdos com outras áreas disciplinares e flexibilização curricular”, que passa pela “apresentação de dinâmicas concretas a aplicar com os alunos do 1º ciclo, em contexto de sala de aula”, revela José Joaquim Santos coordenador do SDEIE de Setúbal.

Os professores vão conhecer as experiencias de João Paulo Pereira da Silva, Susana Miguel Querido, do Patriarcado de Lisboa e de Rita Isabel Lourenço Gil da diocese de Setúbal.

O segundo painel, que analisa a experiencia das duas dioceses no ensino secundário “no ensino estatal e nas escolas particulares e cooperativas” vai contar com a apresentação de experiências de Ana Cristina da Silva Rama de Almeida e Silva, da diocese de Setúbal, e de Ana Cristina Simões Marques e Joel Alexandre Rainho Leal do Patriarcado de Lisboa.

D. José Ornelas, bispo de Setúbal, vai acompanhar os trabalhos durante o dia.

De acordo com o Secretariado diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) de Setúbal no último ano letivo frequentaram a disciplina quase 12 mil alunos em toda a diocese.

Educris|08.02.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades