Formação: Temos de usar novas metodologias com a infância

Fabrizia Raguso, psicóloga e especialista em desenvolvimento apresentou no Porto o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância».

Na sua preleção a docente apontou a necessidade da escola "formar as três grandes dimensões do humano" sem esquizofrenias e onde "o dado espiritual esteja presente como essencial na formação do ser humano":

"As dimensões cognitiva, espiritual e afetiva são dimensões da pessoa humana toda sem partições entre quem transmite e quem recebe", afirmou.

Centrando-se no «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância» a docente da Universidade Católica Portuguesa apresentou a experiência religiosa como uma simbiose entre "a cultura, a socialização e a base genética".

Fabrizia Raguso lembrou que nestas idades "é fundamental que a educação seja dedutiva e não indutiva" e criticou "o modelo ainda industrial das escolas que se prestam-se muito pouco à dimensão da experiência".

"Os nossos programas continuam ligados a um conjunto estanque de conceitos", apontou.

Para a especialista a escola deve "desenvolver outras linguagens" que estejam  mais de acordo "com o estádio de desenvolvimento das crianças" pois isto permitirá resolver "muitos dos problemas como a hiperatividade ou o deficit de atenção" com que se deparam as escolas "por inadequação do processo ensino-aprendizagem":

"É fundamental pô-los a mexer!!! O nosso grande problema com o primeiro ciclo é que partimos da nossa experiência e não dos mundos significativos dos alunos. Partimos da escrita e do livro e como os alunos não lêem interiorizamos aí um problema".

Como desafio aos docentes de EMRC a professora da UCP pediu para "serem portadores de novos modos de interioridade, e da interioridade cristã, mostrando a necessidade de ajudar a crescer e desenvolver a dimensão espiritual através do uso de outras linguagens menos tradicionais como a pintura, a musica, o silêncio ou a teatralização partindo dos mundos significantes da criança para os objetivos pedagógicos da disciplina".

Educris|13.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades