Vaticano: Papa afirma que «trabalho deve estar ao serviço da pessoa»

Papa Francisco escreveu uma carta ao participantes da Conferência internacional «Da Populorum Progressio à Laudato Si'. O trabalho e o movimento trabalhista no centro do desenvolvimento integral, sustentável e solidário».

A iniciativa, que decorreu no Vaticano nos dias 23 e 24 de novembro, debateu as razões pelas quais "o mundo do trabalho continua a ser a chave do desenvolvimento no mundo global". Organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral a conferência acolheu a carta do Papa Francisco que apontou a necessidade dos três "T":Terra, teto e Trabalho como fundamentais para um desenvolvimento sustentável.

Francisco criticou a "corrupção" e afirmou que "quando o modelo de desenvolvimento económico se baseia apenas no aspeto material da pessoa, ou quando beneficia apenas alguns, ou quando prejudica o meio ambiente, gera um clamor, tanto dos pobres como da terra, que «reclama outro rumo.»".

A Carta do Papa Franciscpo, dirigida ao Cardeal Peter K.A. Turkson, perfeito do Dicastério Romano pode ser um excelente recurso para os docentes de EMRC na abordagem da UNidade Letiva "Ética e Economia" do Ensino Secundário.

Em anexo encontra-se a Carta do Papa Francisco na íntegra.



Recursos:
«Da Populorum Progressio à Laudato Si»:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades