JNC17: “A catequese deve ser lugar de experiência significativa do Outro”

No final da manhã de sábado o padre José Frazão, SJ apontou algumas fraquezas na transmissão da fé hoje e apontou para a necessidade “de avaliação e discernimento” do ato catequético de modo a melhorar a transmissão da fé.

No início da sua conferência, subordinada ao tema «O Encontro com Jesus Cristo», o provincial dos jesuítas congratulou-se com a Carta Pastoral «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo» e apontou como fundamental “a necessidade do ‘como’ fazer o encontro em catequese” tendo em conta “que a urgência do encontro e os lugares” está bem patente no documento:

“Hoje a catequese é um dos lugares onde a Igreja perceciona que é um campo particularmente exigente da ação da Igreja”.

Para o padre José Frazão a “corrente entre os mistérios cristãos, a celebração da fé a vida quotidiana quebrou-se. Hoje percebemos que isto acabou. Temos que o enfrentar com paz e ter a capacidade de discernir o que é que isto significa para a transmissão da fé”.

“Já o percebemos, mas caímos sempre na tentação de continuar a procurar transmitir a fé partindo do pressuposto de que a correia de transmissão entre vida e fé continua a continuar. E por isso continuamos a esperar milagres. Como podemos esperar grandes resultados em 45 minutos de encontro semanal quando a criança e o adolescente não têm qualquer enquadramento familiar ou eclesial?”, questionou.

Outra das tentações é usar a mesma metodologia da escola. Para o padre José Frazão o “replicar na catequese o que acontece na escola não é suficiente. Os alunos têm aversão à sala de aula como ela existe hoje. Esta aversão vai potenciar-se na sala de catequese”, sustentou.

Para o provincial dos jesuítas em Portugal é fundamental “avaliar, pensar e discernir como fazer catequese de modo a que o ato catequético possa iniciar o catequizando para o encontro com o Outro”.

Veja toda a conferência do padre José Frazão SJ.



Recursos:
JNC17: O encontro com Jesus Cristo :
Áudio: «O Encontro com Jesus Cristo»

var num = "2"; var audio = "audiojnc17_padrejosefrazao_171104102141.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/img_4305_171104102141.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2417", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades