Porto: José Neto dá aula de EMRC

Iniciativa marcou o Dia do Professor no Agrupamento de Escolas D. António Taipa , em Freamunde, inserida no estudo da Unidade Letiva «A Religião como Modo de Habitar e Transformar o Mundo» da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

«Ser professor» foi o tema escolhido pelo professor doutor José Neto na aula que lecionou ontem, quinta-feira, aos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas D. António Taipa , em Freamunde, na diocese do Porto.

Ao Educris o professor José Neto mostrou-se "honrado pelo convite do grupo disciplinar de EMRC" e afirmou que espera que os alunos tenham "percecionado o que é ser professor na celebração da ética, do respeito e responsabilidade partilhada, permitindo na sua ação corrigir sem ofender e orientar sem humilhar".

Para o professor universitário na àrea de desporto "o Professor mais do que saber ensinar deve saber educar, interpondo como máximas na sua frente pedagógica uma elevada conduta cívica, ética, estética, espiritual e moral. No fundo um dos grandes objetivos de conquista da disciplina que está na base deste convite", sustentou.

Para o professor Ricardo pereira, do grupo disciplinar de EMRC o "5 de outubro é muito mais do que uma data que assinala a Implantação da República. O 5 de outubro é também o dia em que foi assinado, por D. Afonso Henriques, o Tratado de Zamora (1143) e o Dia do Professor":

Para este docente a disciplina "deve comprometer-se nas periferias da Escola e procurar oferecer às crianças e aos jovens situações em que estes possam vivenciar a alegria do encontro com outras Pessoas e novas experiências socioculturais".

No ano passado o Dia do Professor foi assinalado com uma palestra proferida pelo mestre em Ciências da Educação e Padre Amaro Gonçalo Lopes, intitulada «grata missão do professor».

Educris|13.10.2017

Foto: Ricardo Pereira



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades