Viana do Castelo: Alunos recordam mensagem de "paz e diálogo"

Nos dias 21 e 22 de abril, os alunos da Escola Secundária de Santa Maria Maior, que frequentam a disciplina de EMRC, tiveram a oportunidade de participar no VII Encontro Nacional EMRC- Ensino Secundário, que decorreu em S. Jacinto, Aveiro, com o tema (RE)LIGA-TE!

Partimos da escola, de autocarro, no início da tarde, tendo a companhia dos nossos colegas da Escola Secundária de Santa Marta e os respetivos docentes da disciplina. Chegados ao local, deparámo-nos com a dimensão do evento, que acolheu cerca de dois mil jovens de todo o país.

Ao longo de dia e meio, através de um conjunto de atividades lúdicas e de reflexão, tivemos a possibilidade de “percorrer” o mapa mundi, simulado no campo militar de S. Jacinto, tendo em conta a localização das diversas realidades religiosas e culturais do mundo, bem como as suas características. Algumas das atividades pretendiam alargar a nossa consciência sobre realidades tão prementes e dolorosas que, infelizmente, continuam a perpassar pelo mundo, tais como: conflitos armados, atos terroristas e campos de refugiados.

Considero que este evento foi extremamente enriquecedor, não só pelo saudável convívio que proporcionou entre jovens de todo o país, mas também pela mensagem de Paz e de Diálogo que nos transmitiu e que nos invoca a colocar em prática na nossa vivência diária, no esforço urgente de contruirmos um mundo que dê verdadeira prioridade aos valores da tolerância, respeito, dignidade, entreajuda, fraternidade e harmonia.

Com base na temática deste Encontro Nacional, fica claro o desafio para nos Religarmos, por forma a que possamos testemunhar um mundo onde as diferentes religiões cumpram o seu objetivo primeiro: fomentar a Paz e a União entre todos os povos.

 

Catarina Alcobaça
12º A



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades