Vila Real: Alunos participam na Eucaristia Pascal 2017

Subordinada ao tema proposto pelo Papa Francisco para as Jornadas Mundiais da Juventude deste ano – “O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” – e no centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima, os alunos da esccola de Mondim de Bastos celebraram, no dia 4 de abril, a Eucaristia Pascal da Comunidade Escolar.

A cerimónia decorreu na igreja matriz de Mondim e foi presidida pelo padre José Carlos Fernandes e concelebrada pelo padre João Paulo Castanheira.

Depois de escolhido o tema, procedeu-se à seleção dos textos bíblicos e outros, à escolha dos cânticos e ofertório. Elaboraram-se as pautas para os diversos instrumentos, bem como a folha de acordes para as violas, e procedeu-se ao ensaio dos cânticos nas duas semanas que antecederam a atividade, nas aulas de EMRC.

Entretanto os alunos do 1.º Ciclo prepararam, nas aulas de EMRC, um símbolo pascal, com a frase “Cristo vive!”.

Para a Eucaristia contámos com a colaboração do Grupo Paroquial Ars, do Grupo de violas da paróquia de Atei, da Escola de Música Municipal (professores e alguns alunos), da Banda Filarmónica de Mondim de Basto e outros alunos e professores da nossa escola… Também contámos com a preciosa ajuda da nossa antiga aluna Natália Ferreira (violino), do prof. Artur Miguel, que tocou saxofone tenor, e da antiga prof. da nossa escola Ana Silva, que entoou a Aclamação.

Contámos ainda com a preciosa colaboração e empenho ativo da Associação de Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento e das professoras Rosa Cunha (que fez as flores do altar de Nossa Senhora), Madalena Moura e com as docentes dos grupos disciplinares de Francês e Inglês, que traduziram os textos da Oração Universal.

Não nos podíamos esquecer os nossos dois antigos alunos, Marco Mota e Henrique Martins, e do Toni Mota, que com todo o profissionalismo gravaram em vídeo e fotografaram esta atividade.

Os alunos finalistas, para além do Ofertório, onde criaram um terço gigante, prepararam um vídeo sobre o que para eles representava a disciplina de EMRC.

A Eucaristia decorreu num clima de alegria já pascal, com a presença de muitos alunos e professores do nosso Agrupamento, incluindo do 1.º Ciclo, manifestando, desta forma, que a dimensão espiritual e religiosa faz parte também da educação integral e da nossa cultura.

A todos os convidados presentes, aos nossos colegas docentes, aos nossos alunos e antigos alunos, aos pais, aos párocos, aos finalistas… a todos – obrigado pelo empenho, presença e testemunho.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades